sábado, março 10, 2012

Alimentos que ajudam a ter bom humor


10 alimentos que ajudam a acabar com o mau humor
Por Alessandra Busko
Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Tem dias em que o humor muda de uma hora para a outra, não tem jeito. Isso é muito comum principalmente na TPM, período em que às vezes até você mesma acaba não se aguentando. Mas você sabia que dá para acabar com o mau humor através da alimentação?

Alguns alimentos possuem substâncias que amenizam aquela irritação insuportável. É só incluir estes ingredientes na sua alimentação e perceber o efeito. Conheça agora 10 alimentos que ajudam acabar com o mau humor e procure consumir nos dias em que não estiver de bem com a vida.

1 – Ovo

O ovo ajuda a controlar a ansiedade devido às substâncias do bom humor presentes nas vitaminas do complexo B, conhecidas como a tiamina e a niacina. O alimento tem ainda acetilcolina e ácido fólico.

2 – Alface

A alface é rica em fosfato e seu talo possui uma substância chamada lactucina que, quando ingerida, tem ação calmante e ajuda amenizar a irritação causada pelo mau humor.

3 – Mel

Além de servir como adoçante e remédio natural, o mel tem propriedades que ajudam a controlar o sistema nervoso. Isso porque estimula a produção de serotonina, que controla o mau humor e é responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

4 – Tomate

O tomate é a melhor fonte de licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao fruto e tem função antioxidante, por isso ajuda a reparar os danos causados pelos radicais livres. Se consumido regularmente, o licopeno ajuda a combater a depressão, protege o cérebro e ainda alivia a sensação de mau humor.

5 – Frutos do mar

Os frutos do mar são fonte de ômega 3, gordura que auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL) e fornece proteínas que garantem o bom funcionamento do coração. Além disso, eles são ricos em zinco e selênio, que agem no cérebro diminuindo a sensação de ansiedade e cansaço. Como consequência disso, o mau humor fica controlado.

6 – Jabuticaba

A jabuticaba age como antidepressivo aliviando a sensação de irritação, pois é rica em carboidratos que têm a função de fornecer energia para o organismo. A fruta também possui ferro e vitamina C.

7 – Laranja

A laranja é uma fruta rica em vitaminas C, do complexo B e cálcio, por isso fornece bastante energia para o corpo, ajuda o sistema nervoso a trabalhar normalmente e previne a sensação de fadiga.

8 – Coco

O coco é rico em ácido fenólico, uma substância antioxidante que favorece a circulação sanguínea, reduz os níveis de colesterol e triglicérides. Suas gorduras ajudam a manter o cérebro saudável, garantem o bem-estar e o bom humor.

9 – Banana

A banana contribui bastante para a recuperação do bom humor. Tudo isso devido à grande quantidade de carboidratos, magnésio, potássio e biotina – também conhecida como vitamina H. Ingerir a fruta é uma ótima maneira de diminuir a ansiedade e garantir bastante energia para o corpo.

10 – Uva

A uva é uma fruta que é rica em glicose, que tem função energética e é ótima para combater o mau humor. Ela ainda apresenta vários benefícios para a saúde, pois é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, que contribuem para o funcionamento do sistema nervoso e em antioxidantes conhecidos como flavonóides, que combatem o colesterol ruim e retardam o envelhecimento de pele.

3 comentários:

for sale disse...

HI
MULHERES-SARL
i would like to say thank you about this cool post, and this idea very helpful to me and nice article
Thank You

Unknown disse...

Boa tarde!! Olha eu aqui!! Muito legal seu blog!! Sobre os livros, em breve tem promoção lá no blog, é só acompanhar!!

modern living room disse...

Hey
MULHERES-SARL
Many Thanks, I'm very glad to peer your post
An interesting dialogue is worth comment
Thank you!