terça-feira, julho 26, 2016

O que não se deve vestir para o trabalho

O que não se deve vestir para o trabalho
Saibam quais são as principais gafes cometidas por mulheres quando o assunto é se vestir para trabalhar e as evite
Por Selena Escher

Em determinados ambientes de trabalho não se tem a obrigação do uso de uniformes. Sendo assim, algumas gafes podem ocorrer ao se vestir. Deve-se então, levar em consideração o cargo ocupado, função exercida, tal como a filosofia da empresa e a forma de se portar dos demais funcionários. Portanto, vestir-se adequadamente é um indicativo de que você reconhece seu papel, assim como de sua organização.

Contudo, atente para o fato de que caso exerça funções de chefia, ou tenha contato direto com clientes, sua imagem deve espelhar o que a empresa de fato deseja representar. Sendo assim, todo e qualquer elemento que traduza exageros ou se destaquem devem ser evitados, como peças curtas, muito justas, decotes exagerados, calças baixas ou cores extremamente vibrantes.

Isto, porque a atenção em um ambiente profissional deve voltar-se aos interesses e assuntos profissionais, e tais características podem voltar a atenção dos interlocutores para uma esfera pouco desejável. Logo, a regra se aplica também aos cabelos, unhas, maquiagem, joias e acessórios. A aparência deve ser sóbria e elegante. Igualmente importantes, os saltos não devem ser extremamente altos.

Com personalidade, tenha em mente que em primeiro lugar está à cultura da empresa, e não a moda vigente. Porém, não escolha produções incômodas, pois você deve estar apta a realizar suas funções durante o expediente com agilidade, conforto e classe, seja ela qual for. Saibam quais são as principais gafes a serem evitadas no ambiente de trabalho:

Incorporar tendências de moda ao trabalho
No ambiente profissional maneje suas produções de forma a se adequar à cultura da empresa. Logo, se trabalham em locais formais como escritório de advocacia opte por roupas como camisas de botões, de mangas compridas, calças com corte reto, sapatos fechados e acessórios discretos. Se você trabalha em uma loja e vende roupas, por exemplo, tente aderir a looks em sintonia a linguagem da mesma.

Optar por produções sensuais e provocantes
Make up extravagante, decotes profundos, roupas muito justas, calças baixas, barriga à mostra, saltos extremamente altos, cores vibrantes e acessórios exagerados devem ser usados fora do ambiente de trabalho. A atenção neste local deve voltar-se aos interesses do mesmo, portanto, tanto a forma de vestir como sua postura deve ser de uma profissional.

Aderir a itens barulhentos
Pulseiras, brincos e penduricalhos têm de se manter distantes do seu trabalho, assim como sapatos que façam barulho, pois podem interferir na concentração de outros funcionários, causando certo desconforto. Entretanto, caso tenha a necessidade de utilizar aparelhos celulares durante o expediente, tal como meios que produzam som, opte pelo modo vibracall, tal como por fones de ouvido.

Usar chinelos e outros elementos informais

Chinelos, rasteiras informais, bermudas estilo esporte, tênis, camisetas, dentre outros elementos casuais devem ser usados fora do ambiente de trabalho, a menos que você seja funcionária de uma empresa descolada que lhe permita o uso de tais peças, traduzindo assim o modo de vida da organização e clientes. Do contrário, opte por vestir tais itens fora de seu expediente.

sábado, julho 23, 2016

O que as empresas esperam de seus funcionários?

O que as empresas esperam de seus funcionários?
Saiba quais são as características que os empregadores mais desejam em um bom funcionário
Por Andressa Dias 

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, porém, se você tem as características que as empresas buscam e o conhecimento desejável da função que exerce, você já está adiante de muitos concorrentes.

Veja abaixo quatro das características que os empregadores mais valorizam e invista na sua carreira profissional desenvolvendo os pontos que você ainda não domina.

Bom relacionamento interpessoal
Um dos aspectos que as empresas mais analisam na hora de contratar e ao avaliar seus recursos humanos é a capacidade que aquele profissional tem de se relacionar com seus colegas, subordinados e superiores.

Atualmente, os profissionais que tem alto nível de relacionamento interpessoal se destacam entre a multidão. Saber lidar com as pessoas que trabalham ao seu redor se tornou muito importante para quem almeja uma carreira de sucesso.

Em vista disso, muitas empresas oferecem aos seus trabalhadores cursos e palestras na área. Porém, é fato que muito do que acontece na área de relacionamentos das empresas está ligado à satisfação do funcionário em relação ao seu emprego.

De qualquer forma, mesmo que o ambiente não colabore, faça a sua parte e tente interagir com seus colegas de trabalho de maneira respeitosa e cordial e metade do caminho já terá sido percorrido – sendo assim uma motivação para os outros terem o mesmo comportamento.

Pró-atividade e atitude
As empresas buscam também profissionais que saibam “procurar algo para fazer”. Funcionários que ficam apenas esperando as tarefas caírem sobre suas mesas não são desejados pelos empregadores.

Por isso, especialmente ao começar em um novo emprego mostre que você tem pró-atividade. Converse com quem já está na empresa a mais tempo e peça uma ajuda para aprender mais sobre o local de trabalho e o serviço em si. Procure o trabalho e não espere que ele venha até você.

Vontade de evoluir na carreira
Outro ponto muito valorizado pela grande maioria das empresas é a vontade de aprender e melhorar na sua profissão. Se você está constantemente se atualizando e aprendendo coisas novas a respeito da sua carreira, você certamente é um funcionário que qualquer empresa gostaria de ter.

Algumas delas oferecem incentivos para que os funcionários invistam em sua profissão, como o subsídio para cursos de graduação e pós-graduação. Infelizmente, nem sempre pode-se contar apenas com as recursos financeiros da empresa e é preciso investir em cursos com o seu próprio dinheiro.

Mesmo quem está desempregado deve pensar em uma maneira de melhorar o seu currículo com treinamentos, pois esta pode ser uma oportunidade de conquistar a vaga que você tanto quer, mas não consegue por não estar qualificada.

Flexibilidade e adaptabilidade
Ser um funcionário flexível e que sabe se adaptar às mais diversas situações também é um grande diferencial para o profissional que quer se destacar entre tantos.

Entretanto, ser flexível não significa fazer qualquer serviço dentro da empresa. É essencial manter o seu foco e interagir com outras áreas apenas quando extremamente necessário.

Siga as dicas e invista na sua evolução como profissional. Assim, o trabalho é que vai te procurar e conquistar uma boa vaga de emprego se tornará muito fácil.



segunda-feira, julho 18, 2016

Controle a ansiedade e trabalhe melhor

Controle a ansiedade e trabalhe melhor
Desenvolver alguns hábitos para controlar a ansiedade é essencial para trabalhar com mais tranqüilidade
Por Carolina Werneck

A ansiedade é o mal do século. A chamada geração Y e sua sucessora, a geração Z, está em contato com as mais avançadas tecnologias e é fruto de uma sociedade que se acostumou a ver as informações correndo em velocidade extremamente acelerada. Daí a dificuldade que os integrantes dessas gerações sentem em manter o equilíbrio emocional em meio às atividades diárias.

A internet e as exigências profissionais cada vez mais amplas acabaram criando uma leva de seres humanos capazes de lidar com sistemas complexos e diferentes idiomas com habilidade ímpar, mas que se sentem inseguros ao tratar dos próprios sentimentos e reações emocionais. Esses fatores levam à dependência compulsiva e crescente de psicotrópicos, inibidores neurológicos e todo tipo de medicamento capaz de trazer algum alívio a esses estados de alteração emocional.

Mas, se o problema é exatamente o método de trabalho atual, que exige muitas horas de dedicação e esforço pessoal, é possível controlar a ansiedade no ambiente de trabalho?

A resposta é sim. Desenvolvendo alguns hábitos, os efeitos da ansiedade na sua vida profissional podem ser minimizados ou mesmo anulados.

Haja com segurança
A insegurança é uma causa comum da ansiedade. Se você não se sente segura para desempenhar a função de que é encarregada, procure estudar e se preparar melhor para ela. Pergunte, peça ajuda, não tenha vergonha por não saber tudo e, principalmente, entenda que os erros e falhas são importantes para o crescimento profissional. Se você se considera apta para as atividades que desenvolve, esforce-se para lembrar disso quando a ansiedade quiser aparecer.

Saiba lidar com as críticas
No ambiente de trabalho, é normal ouvir críticas. Os principais responsáveis por esse tipo de comentário são os chefes, que acabam levando fama de chatos e intransigentes. Esse estereótipo nem sempre é verdadeiro. Aprenda a ouvir o que seus colegas têm a dizer sobre o seu trabalho, principalmente seu chefe. Avalie o que ouviu com tranquilidade e honestidade; ao final, aplique ao seu trabalho apenas o que considerar válido, mas não fique remoendo o que foi dito.

Diga não
Assumir tarefas em excesso apenas para agradar a outras pessoas, consciente de que não vai conseguir cumpri-las, é uma maneira eficiente de gerar ansiedade desnecessária. Nos momentos de ócio, não custa nada dar uma mãozinha aos seus colegas de trabalho ou tomar a frente de algumas atividades extras.

No entanto, use o bom senso: se você já tem tarefas programadas e acha que pode se sobrecarregar, dizer não é a atitude mais honesta e correta a tomar.

Não exija demais de si mesma

Algumas empresas têm por hábito pressionar seus funcionários, exigindo deles o cumprimento de tarefas numerosas em um curto espaço de tempo. Se esse é o caso do seu trabalho, não seja perfeccionista demais. Desenvolva as atividades que precisa desenvolver da melhor maneira possível, no tempo que lhe é fornecido, mas não queira que elas saiam perfeitas. Aqui, tenha como lema o velho ditado: a pressa é mesmo inimiga da perfeição.

quarta-feira, julho 13, 2016

Os benefícios da melancia

Os benefícios da melancia
Com grande quantidade de água e baixo teor calórico, a melancia é muito saborosa e tem propriedades que são essenciais para manter o nosso corpo saudável
Por Alessandra Busko

A melancia é uma fruta refrescante, saborosa e com propriedades que são essenciais para manter o nosso corpo saudável. Ela é composta por aproximadamente 93% de água e tem baixo teor calórico. Uma fatia equivale aproximadamente a 33 calorias, o que a classifica como leve, porém completa. Conheça mais benefícios da melancia e saiba por que é tão importante consumir a fruta.

Rica em nutrientes bastante importantes para o nosso organismo, na melancia são encontradas as fibras, os carboidratos, vitaminas A, C e B6, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. A cor avermelhada da polpa tem grande concentração de um poderoso antioxidante chamado licopeno, que neutraliza os radicais livres (substâncias nocivas ao corpo e os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele).

Ela também contribui na melhora da sensibilidade à insulina e ajuda na prevenção de doenças como a hipertensão, câncer de próstata, endométrio, pulmão e mama.

Incluir a melancia na alimentação ainda ajuda a manter o corpo sempre hidratado devido a sua grande quantidade de água e colabora com a diminuição do colesterol, artrite reumatóide e ortoartrite.

Além dos benefícios da melancia, as sementes da fruta também não devem ser desprezadas, pois apresentam propriedades nutricionais que fazem bem para a saúde. Elas são ricas em zinco, mineral que ajuda a aumentar a imunidade do organismo e em ácidos graxos, que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo regulando os hormônios.

O gosto adocicado da melancia vem da frutose, açúcar natural fonte de carboidrato que funciona no organismo como um estoque de energia, ajudando no ótimo funcionamento do cérebro, nervos, medula óssea e nos glóbulos vermelhos. Por ser livre de gordura e colesterol, a melancia ajuda a regular a pressão sanguínea prevenindo o organismo de arritmias e sendo essencial na contração muscular. Também é responsável por levar moléculas de água para as células ajudando a baixar a temperatura corporal.

A melancia também pode influenciar na vida sexual. Ela contém a citrulina, aminoácido que ao ser consumido é convertido em arginina, que tem a função de melhorar a circulação, aumentar a
produção de óxido nítrico, eficaz no relaxamento dos vasos sanguíneos, promovendo a melhora na libido e ajudando a prevenir a impotência sexual masculina.

E não acaba por aqui. Por ser rica em água e açúcares naturais, a fruta também colabora para tornar os fluidos do corpo como a saliva, secreção vaginal e sêmen mais adocicados e perfumados.

Ninguém resiste a uma fatia de melancia gelada, principalmente nos dias em que a temperatura está elevada. Mas segundo estudos, as propriedades de licopeno e betacaroteno presentes na fruta quando consumida em temperatura ambiente, ficam ainda melhores. Então, o ideal é deixar a melancia alguns minutos fora da geladeira antes de consumi-la. Para conservar depois de aberta e evitar a perda das vitaminas devido o contato com a luz e o oxigênio, embale bem a melancia e coloque na geladeira.

A melancia pode ser consumida de várias maneiras, seja ao natural, em forma de suco, acrescentada na salada de frutas ou até mesmo como um saboroso mousse para a sobremesa, vai da criatividade e gosto de cada um. Só não esqueça de consumir também a semente, que é rica em vitaminas.


sexta-feira, julho 08, 2016

Como salvar seu casamento

Como salvar seu casamento
Repensar o comportamento e colocar em prática novas formas de agir pode evitar o fracasso de uma relação
Por Débora Busko

Os conflitos no casamento sempre rondam os casais e, quando se tornam muito frequentes e intensos, podem levar ao fracasso da relação. Uma rotina estressante, problemas na cama, excesso de trabalho, falta de diálogo, falta de tempo livre, ciúmes, traição. São muitos os motivos que podem provocar uma crise conjugal e em situações extremas, a separação ou divórcio.

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para um casamento feliz, mas dá para evitar o fim do casamento repensando seu comportamento e tentando colocar em prática novas maneiras de agir. Se você está enfrentando uma situação complicada, conheça algumas dicas de como salvar seu casamento.

Quando falamos sobre relacionamento entre duas pessoas, existem diferenças apesar do sentimento que as une. As pessoas demonstram o que sentem e agem de maneiras distintas, daí a importância de saber respeitar quem está ao seu lado.

O casamento é um contrato onde, entre outras responsabilidades, está a de fazer o outro feliz e vice-versa. E aí, quando por alguma razão um dos dois deixa de cumprir com este dever, surge a frustração. Por isso, é necessário aprender a não esperar tudo do outro.

Para salvar seu casamento também é preciso ter consciência de que será necessário abrir mão de algumas necessidades individuais ao longo da vida. Portanto, o melhor a fazer é sempre negociar. Busque compreender as necessidades do seu cônjuge e tente ver as coisas do ponto de vista dele.

Apontar os erros do companheiro da tentativa de se desculpar pelos seus não é a melhor saída para resolver os conflitos. As responsabilidades dentro do relacionamento são de ambos e se errou, reconheça. Afinal, ninguém é perfeito.

Compartilhar metas, sonhos, pensamentos é uma forma de construir confiança e fortalecer a relação entre o casal. Confiando um no outro, vocês conseguirão enfrentar melhor qualquer obstáculo que possa surgir pela frente.

E, por fim, aprenda a expressar os sentimentos além das palavras. Dizer “eu te amo” é muito bom, mas às vezes, ações podem dizer mais que palavras. Mantenha a chama do romance viva, não tenha medo de demonstrar seus melhores sentimentos pela pessoa amada.

segunda-feira, julho 04, 2016

10 manias masculinas que jamais enderemos

10 manias masculinas que jamais entenderemos
Habilidades e inabilidades masculinas cujas causas e utilidades não fazem o menor sentido
Por Carolina Werneck
www.dicasdemulher.com.br

Embora atualmente os direitos de homens e mulheres estejam quase equiparados em termos de trabalho e mesmo relacionamentos, há coisas sobre o sexo oposto que a alma feminina jamais chegará a compreender em sua totalidade.

1 – A destreza para “continuar dormindo” quando há um bebê chorando bem ao lado
Ou, mais apropriadamente, como eles conseguem fingir que continuam dormindo com o bebê chorando bem ao lado? O motivo da insistência masculina nessa desculpa é um mistério porque, obviamente, nós sabemos que tudo não passa de uma demonstração de dotes de dramaturgia bem desenvolvidos.

2 – A incrível capacidade de não perceber quando algo está errado
Eles convivem conosco há anos, muita vezes décadas e, mesmo assim, ainda não desenvolveram a habilidade necessária para perceber que quando nos perguntam “o que está errado?” e respondemos “nada”, é porque tudo está absurdamente errado.

3 – As soluções milagrosas que (eles creem) o sexo pode oferecer
Seu dia foi horrível, as crianças estão à beira da reprovação no colégio, você bateu o carro, perdeu o emprego, vocês brigaram ou, pior, o cabeleireiro errou no tom da tintura. Tudo, absolutamente tudo pode ser resolvido com uma bela sessão de sexo.

4 – A total inabilidade para colocar a roupa suja no cesto de roupa suja
Apesar dos muitos estudos que, é de se supor, vêm sendo realizados com o objetivo de entender esse problema crônico, ainda não se sabe por que os homens simplesmente não conseguem colocar a roupa suja no local destinado a ela, deixando-a jogada no chão do quarto, no sofá da sala, no banheiro e em outros recônditos inóspitos da casa.

5 – A resistência absurda a contratar profissionais especializados
O cano do banheiro estourou? Chame o encanador e seu marido nunca mais perdoará a óbvia falta de confiança no talento que ele possui com tubulações. O mesmo serve para portas quebradas, barulho suspeito no carro, imagem distorcida na televisão, aspirador de pó com defeito e quaisquer outros problemas que possam ocorrer no âmbito de seu lar, doce lar.

6 – O efeito avassalador que um simples par de seios tem sobre eles
Queridos, são apenas peitos. Todo mundo tem, em maior ou menor grau. É ridículo que vocês ainda fiquem com a mesma cara de idiotas, depois de terem visto tantos na vida.

7 – A confiança incondicional que eles possuem em nossas habilidades divinatórias
Homens acreditam que nós, mulheres, somos portadoras de um cartão de memória onde armazenamos informações as mais diversas. Por isso não hesitam em nos perguntar onde estão as chuteiras, o martelo, a máquina de barbear e outros objetos que obviamente não usamos e, portanto, não teríamos motivo para tirar do lugar.

8 – O grande problema decorrente do fato de pedir uma informação a um desconhecido qualquer
Vocês podem estar em Marte, ele continuará insistindo que não está perdido. Compreensível. Sabe-se lá que tipo de hecatombe poderia ocorrer se ele simplesmente perguntasse a um transeunte onde fica a rua que procura (que, muito provavelmente, está localizada em um bairro diferente, do outro lado da cidade).

9 – A fantástica habilidade para identificar barulhos estranhos no carro
Basta um homem entrar em contato com um automóvel para que o último passe a apresentar toda sorte de barulhos e defeitos misteriosos. Tão misteriosos que apenas espécimes masculinos são capazes de percebê-los.

10 – A velocidade de processamento do conteúdo disponível em cada canal
Habilidade de domínio exclusivo masculino é vetada às mulheres a agilidade necessária para absorver o conteúdo de um canal televisivo na velocidade com que o fazem os homens. Segurando o controle remoto com firmeza, eles desferem contra ele golpes ininterruptos, passeando entre um canal e outro com a mesma destreza com que outrora abateram a caça necessária à sobrevivência da espécie.


Não adianta. Por mais que leiamos centenas de manuais e livros sobre relacionamentos, há mais coisas entre homens e mulheres do que supõe nossa vã filosofia.

sexta-feira, julho 01, 2016

Dança Comigo

DANÇA COMIGO
Por Laís Vanzella

A dança de salão envolve o corpo, a mente e o coração dos casais.

Quem não se emocionou com o personagem de Richard Gere que muda completamente sua vida enquanto aprende a dançar com Jennifer Lopez no filme “Shall we dance” (com título em português “Dança comigo”), de 2004. O clássico “Dirty dancing”, de 1987, no qual Patrick Swayze interpreta um charmoso professor de dança que transforma uma simples viagem de férias da jovem Baby em uma história de amor, além de outros títulos que estamparam as telas do cinema, levaram milhares de pessoas às academias em busca de maneiras de balançar o esqueleto com charme e elegância.

Afinal, qual é a magia presente na dança? A professora e sócia do Centro de Dança Jaime Aroxa, em São Paulo, Karina Sabah, que trabalha na área há mais de 20 anos, explica que ela mexe com o lado físico, o psicológico e o social. “Enquanto elabora passos de tango, bolero, salsa, samba, merengue ou qualquer outro ritmo, a pessoa queima muitas calorias, melhora a postura, o equilíbrio, a coordenação motora, o ritmo e o condicionamento físico”, explica. Karina enfatiza que a dança trabalha vários músculos ao mesmo tempo, e essa é uma das vantagens que ela tem sobre outros exercícios físicos. “E os benefícios não param por aí, o trabalho de dançar junto, em par, traz harmonia, cumplicidade e estimula ainda mais companheirismo entre o casal”, revela.

CORPO E MENTE SAUDÁVEL

No lado psicológico, trabalha a autoestima, melhora o estresse, a timidez e pode evitar a depressão. Segundo a psicóloga Nayara Gallati, é muito mais que um simples exercício físico que por si só já libera endorfina no cérebro e gera sensação de prazer. “A dança faz com que a pessoa amplie sua consciência corporal, o que é fundamental para um bom relacionamento a dois”, diz.

O dançarino aprende pouco a pouco a conhecer seu corpo e seus limites e, quando atinge um estágio mais avançado, se torna mais seguro, pois conhece seus potenciais e, por isso, dança mais livremente. “A reação no organismo da pessoa que dança é muito particular”, esclarece Nayara. Ela explica que, para quem possui mais afinidade com a música, a resposta tende a ser mais rápida, pois a melodia gera uma infinidade de sensações no cérebro ligadas à memória. “Portanto, enquanto o casal dança, os sentimentos e lembranças dos dois afloram a todo o momento, o contato olho no olho embalado pelo ritmo da música é o segredo para esse momento tão especial”, define.

Conhecer pessoas novas e fazer amigos também complementa essa atividade. Karina conta que muitos casais, quando começam a fazer aulas, passam a freqüentar os bailes organizados pelas academias e casas noturnas da cidade, o que permite que o casal dance a noite toda. A maioria das escolas de dança de salão possui cursos em todos os níveis (iniciantes, intermediário e avançado) e, dessa maneira, o aluno pode escolher em qual ritmo entrar, samba, bolero, zouk, rock, tango, salsa, forró ou samba rock.

Então, é só preparar o seu par de sapatos e dar o primeiro passo porque esse desafio vale a pena.