Alfred Lothar Wegener, (1880 -1930), astrônomo, geofísico e meteorologista alemão, que se destacou por defender a idéia de que todos os continentes estiveram um dia formando uma único super continente, por ele denominado Pangea (do latim Pan= toda e Geos= terra, significando toda a Terra). Há cerca de 200 milhões de anos esta grande massa continental inicia sua ruptura e vários continentes se formam, separando-se entre si, até chegarem à posição em que hoje se encontram.
Estas idéias, apesar de já haverem sido propostas anteriormente por outros autores, encontraram em Wegener um ardoroso defensor, tendo exposto seus pensamentos em diversas comunicações científicas e trabalhos.
Em janeiro de 1912 Wegener apresenta pela primeira vez suas idéias na sessão anual da União Geológica, através do trabalho: "Novas Idéias sobre a formação das grandes estruturas da superfície terrestre (continentes e oceanos) sobre bases geofísicas".
Em 1915 publica seu mais célebre trabalho, o livro "A Origem dos Continentes e Oceanos", que teria, até 1929, mais três reedições (1920, 1922 e 1929) revistas e acrescentadas.
Nascido em 1880, Wegener morreu em 1930, na Groelândia durante trabalho de implantação de estações meteorológicas.
As idéias de Wegener encontraram grande resistência no mundo científico da época e nas próximas três décadas, principalmente pelo fato de não se conseguir explicar de uma forma satisfatória qual seria a força motriz capaz de transladar grandes massas continentais como se fossem jangadas, arrastando-as sobre o fundo do mar.
Um comentário:
eu sempre gostei de ler esse tipo de coisa!!! não pensem que eu sou nerd porque não sou!!!
Postar um comentário