quinta-feira, abril 16, 2009

Grisalhos

Grisalhos
(Ademir Jr. – (11) 3864-3967
www.ademirjr.com.br)

Meus cabelos estão ficando brancos, e agora? Saiba por que isso acontece.

Uma preocupação que aflige a muitos, principalmente às mulheres, é a chegada dos cabelos brancos. É interessante perceber que cada pessoa tem seu tempo certo para o aparecimento deste sinal de que algo está acontecendo nas raízes de nossos cabelos fazendo-os perder o pigmento e trazendo um certo ar de perda da jovialidade.

Apesar de não ser nada fora do comum, o embranquecimento dos cabelos, chamado de canície, normalmente ocorre em virtude da redução significativa das células conhecidas como melanócitos nas raízes dos fios. Com menos células produtoras deste pigmento as raízes dos cabelos vão perdendo a capacidade de produzir fios que sejam pigmentados, ficando eles, então, acinzentados e brancos.

"Já tive pacientes que se queixaram de manifestarem cabelos brancos logo na adolescência, época em que usualmente isto não ocorre. Outros, por sua vez, já estiveram em nossa clínica com mais de 70 anos com apenas alguns poucos fios encanecidos. Diferenças como estas podem ser justificadas pelo pequeno estoque de melanócitos de uns e pelo maior estoque de melanócitos de outros", explica o dermatologista Ademir Jr.

De qualquer forma, há aqueles que crêem ter mais sorte por ficarem com cabelos brancos mais tarde, enquanto outros valorizam o charme e a maturidade que acompanha a perda de pigmentos dos fios. Ainda assim, é mais fácil encontrar pessoas que preferem ficar com seus cabelos com sua cor natural, quando não, tingidos de outras tonalidades, mas nunca brancos.

Infelizmente não existem medicamentos que tenham resultados comprovados contra o embranquecimento dos fios. "É certo que já vi cabelos voltarem a ganhar cor após fórmulas com minerais e vitaminas, acupuntura, homeopatia, terapia hormonal em mulheres menopausadas com isoflavonas etc. Mas nunca consegui repetir resultados consistentes com estes elementos em uma amostra grande de pacientes", ressalta o dermatologista.

Ao final, o que fica como sugestão é a tonalização dos fios, com produtos de menor ou maior fixação nos cabelos. "Lembrando sempre de evitar comprometer os fios com produtos de qualidade duvidosa ou deixando de seguir as orientações do fabricante", lembra Ademir.

O mais importante é você se sentir bem e estar com os cabelos sempre bonitos, mesmo que seja para retocar as raízes a cada 20 ou 30 dias. "Para isto, é importante salientar que cabelos tonalizados exigem cuidados especiais com xampus e hidratações recorrentes para que fiquem sempre vistosos e saudáveis", alerta o dermatologista.

Ou você pode optar por deixar seus cabelos grisalhos, mantendo um ar de maturidade e até mesmo um certo charme.

2 comentários:

Amábile disse...

é cabelo brANCO , TENHO TANTOS , POR ISSO NÃO TÕ FICANDO GRISALHA , TÕ FICANDO LOIRA ESCONDE MELHOR

Amábile disse...

tem promoção no blog