segunda-feira, junho 22, 2009

Entrevista

Entrevista Mammysblogs: Mulheres-Sarl de Antonia Albuquerque por Rosana Oshiro meu especial agradecimento pela oportunidade.
Publicação no http://www.mammysblog.blogspot.com/ em 20junho2009.

Hoje iniciamos a apresentação dos blogs do diretório com Antonia Albuquerque, do Mulheres-SARL.

A apresentação será feita através de uma entrevista simples e dinâmica. Espero que gostem! ;-)

MAMMYS: Para começar Antonia, por favor, fale um pouco sobre você...
Antonia
: Sou uma pessoa simples, adoro viajar, dançar, fazer amigos, sorrir muito e acredite, até mesmo de algumas situações difíceis que já tive que enfrentar. Trabalho muito e aprendo rápido, gosto de ler bons livros, meu gosto musical é eclético, amo assistir filmes, desde suspense, policial, comédia, ficção cientifica, e outros. Nordestina, nascida em Fortaleza-CE. Resido em São Paulo desde 1992 e amo SAMPA.

MAMMYS: A quanto tempo mantém o blog Mulheres-SARL e porque começou?
Antonia: Meu bloguinho tem apenas 9 meses, e tudo começou por conta de um antigo projeto que tenho desde 2000. Mantenho um trabalho de compartilhamento para um grupo de mulheres que iniciou apenas com 20 meninas (é como eu as chamo), e atualmente estamos em mais de 500 meninas. Toda semana mando um mensagem sobre a auto-estima, otimismo, reflexão e outros assuntos do gênero. E pensei que a maneira de repassar essas mensagens a um maior número de pessoas seria através de um blog, e com uma ajuda especial de minha filha (Elisa Albuquerque-Portugal) fiz o primeiro post. Depois com a prática no assunto e através de amigas blogueiras mudei o template e agora ele já tem a minha cara.

MAMMYS: O que significa exatamente Mulheres-SARL?
Antonia
: Coloquei o nome "Mulheres" porque em princípio é para elas que são dirigidas as publicações do meu blog.
A palavra SARL (sociedade anônima de responsabilidade limitada) veio da primeira e única empresa que trabalhei em Lisboa(Portugal) quando lá morei por volta de 1974, a mesma chamava-se Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas-SARL e realmente isso me marcou, pois no Brasil não costumamos usar essa finalização nas empresas, o comum é S/A ou Ltda.
O que me ocorreu quando criei o nome do meu blog, "Mulheres" seria uma coisa comum, mas com o "SARL" teria um impacto e ficaria sempre diferente dos demais que estão por ai.
Quando falo em anonimato e responsabilidade limitada, é porque ainda somos submissas aos homens e mesmo que sejamos independentes financeiramente, existe barreiras por sermos mulheres, ainda se trata do velho chavão, "sexo frágil", o que não é verdade, pois somos sexo forte. Ainda existem, em lugares longínquos, mulheres que não tem a liberdade de expressar a sua opinião e até mesmo de mostrar o rosto, que se curvam ao marido ou ao superior, ainda tem culturas que escolhem os maridos para suas filhas. Já conseguimos muito e com muita luta, mas na maioria dos nossos empregos os chefes sempre são os homens e os mesmos continuam detendo o melhor salário, embora tenha mulheres que fazem igual ou melhor o seu trabalho, mas pelo simples fato de ser mulher somos limitadas. Essa é a minha maneira de pensar.

MAMMYS: O que mais te inspira a postar?
Antonia: Fico inspirada para publicar obras de pessoas conhecidas e desconhecidas, pois infelizmente não tenho o dom da escrita, mas tenho um grande carinho, acredito que seja paixão em passar para todos os meus leitores mensagens que lhe deixem o dia melhor, levante o seu astral, que se sintam valorizadas(os), úteis, importantes e acima de tudo que amem a si mesmo, pois dessa maneira podem amar ao próximo.

MAMMYS: Para você o que mais interessante na blogesfera?
Antonia: O que mais me encantou nesse universo virtual, foi essa harmonia entre os blogueiros. Não nós conhemos pessoalmente, mas nos ajudamos e passamos dicas, somos amigos, a uma grande cumplicidade na rede de blogueiros (com exceções como tudo na vida).
Quando iniciei, não tinha nenhuma experiência do assunto, mas logo me senti inserida no contexto, foram aparecendo as primeiras seguidoras e apesar de serem poucas, mas vieram de vontade própria, não me utilizei de recursos para que me seguissem, e dessa maneira também passei a seguir alguns. Não disponho de muito tempo para visitar tantos blogs quanto eu gostaria, pois trabalho e o tempo é curto, mas sempre que posso visito os blogs amigos.

MAMMYS: Você gostaria de deixar um texto para as leitoras do Mammys?
Antonia: Deixo esse lindo texto escrito por Paulo Roberto Gaefke (escritor e poeta) por sinal, uma pessoa de grande sensibilidade, texto recentemente publicado em meu blog. (Texto já publicado no dia 18 de junho) e que realmente acho maravilhoso, e além de tudo verdadeiro.

Nenhum comentário: