quarta-feira, outubro 28, 2009

Sua imagem além da visão

Sua imagem além da visão
Alguns atos podem comprometer o que você está tentando passar
Janiny Almeida

Até quando estamos distantes das pessoas, quando não existe um contato visual, passamos uma imagem para os outros. A comunicação via telefone ou e-mail também é importante e faz parte da imagem que você vai deixar para alguém. Dependendo do tom de voz que você atende a um telefonema, já está sendo aí avaliada a sua imagem. Portanto, muito cuidado ao atender ao telefone de mau-humor. A pessoa que está do outro lado nem sempre é a responsável por aquele estado de espírito, respeite-a, seja educado, caloroso, receptivo, mesmo que seja para dar uma resposta negativa, sua imagem ganhará muitos pontos.

Também faz parte da boa educação e da preservação da sua imagem responder aos e-mails que recebe, mesmo que o remetente não tenha como tema do e-mail um assunto que seja do seu interesse, responda-o dando uma satisfação, por exemplo: "Recebi seu e-mail, obrigada por me contactar, mas no momento não poderei atendê-lo." Agora, se o e-mail recebido for aquelas correntes que não tem fim, por favor, você não têm obrigação de participar disso, aliás, nem mande isso para ninguém, pois pode estar passando uma imagem de chato e indelicado para quem já tem a caixa de e-mail cheia de mensagens a responder.

Comece a responder seus e-mails do último para o primeiro e de preferência responda no mesmo dia, caso esteja ausente, deixe uma mensagem de auto-resposta informando sua ausência e em caso de algum cargo no trabalho que responda por alguma área, encaminhe um e-mail aos clientes, deixando o contato de quem poderá responder por você na sua ausência.

A internet facilitou nossa vida e nos deixou muito mais próximos de todos e conectados ao mundo inteiro. Num simples site de busca você pode estar sendo visto do outro lado do mundo. Portanto muito cuidado com as coisas que diz e as fotos que posta em seus canais de relacionamento como blogs, Orkut, Face-book e outros, pois a sua imagem alí estampada é a imagem que você está transmitindo ao mundo. Evite fotos de roupas de banho, roupas íntimas, fotos de intimidades suas, enfim, tudo que possa causar uma má impressão a quem não te conhece ou que pouco te conhece.

Você pode estar sendo monitorado por alguém que pretende te contratar ou te dar um cargo maior na empresa e um deslize desses pode levar sua promoção por água abaixo. Essas são algumas dicas para você manter uma boa imagem onde quer que seja. Em qualquer canal ou via de comunicação dê o que há de melhor em você e imprima uma imagem positiva, deixe transparecer seriedade, confiança e simpatia.


Um comentário:

Qualquercoisa disse...

Concordo em dizer que acabamos comprometendo alguma coisa pela forma como fazemos...certa vez eu fui pedir uma menina em namoro e não consegui ficar sério, pq ela tinha acabado de pintar o cabelo e a testa e metade do rosto dela estava azul...ela me interpretou mal e bateu a porta na minha cara...