quarta-feira, maio 05, 2010


Amigas mãe
© Letícia Thompson

Há mães que nunca deram à luz. Portanto, agem como verdadeiras mães.

São essas mulheres maravilhosas que tem tanta ternura no coração que parece que compreendem tudo. Elas têm sempre uma palavra certa no momento certo, um abraço, mesmo que virtual, nos momentos em que mais precisamos e nos oferecem, mesmo se não pedimos. Elas têm esse entendimento adivinhado pelo coração que só as verdadeiras mães possuem.

Há quem as chame de amigas. Mas elas vão, além disso.

Aprendemos a sentir necessidade da presença delas. Não como uma dependência, mas como algo que nos transmite segurança. E quando estamos tristes ou decepcionados por alguma coisa, queremos ir correndo contar, porque sabemos que em seus braços encontraremos o consolo necessário. Mas, se porventura, a felicidade tiver vindo ao nosso encontro, queremos ir correndo contar também, porque sabemos que seu coração vai bater tão forte quanto o nosso de tanta alegria.

Elas se preocupam também com nosso bem-estar. Ficam curiosas por ter notícias, mas sabem respeitar nossos silêncios e oram em silêncio pela nossa felicidade.

Elas têm tudo de uma mãe: olhar de mãe, carinho de mãe, jeito de mãe. E se o ventre nunca cresceu o coração por outro lado é inchado de orgulho por possuir nossa amizade. Tenho quase certeza que o coração delas é maior do que o de uma pessoa qualquer.

O curioso é que muitas vezes elas são até mais jovens que nós. Mas possuem essa sabedoria da vida, que não vem com a idade, mas com a sede de conhecimento dos que a buscam. E somos nós os beneficiados.

Deus é mesmo sábio! Ele permite gestações assim de pura ternura para que na amizade ninguém se sinta órfão e para que cada mulher possa provar essa sensação maravilhosa que é ser mãe.


Nenhum comentário: