segunda-feira, outubro 04, 2010

Aposente a tinta e assuma os cabelos brancos com estilo


Aposente a tinta e assuma os cabelos brancos com estilo
Eles estão em alta, mas exigem tantos cuidados quanto os cabelos tingidos
Por Natalia do Vale

Eles sempre foram vistos como inimigo da beleza feminina. Ah, os cabelos brancos! E qual filho já não foi acusado por ser o responsável por cada fio branco na cabeça da mãe?

Prova de preocupação feminina ou atestado cruel da idade, os cabelos grisalhos sempre foram sinônimos de elegância entre os homens, mas nunca foram bem visto pelas mulheres. Mas isso até pouco tempo atrás.

Muitas mulheres aposentaram as tinturas para assumir de vez o visual cheio de atitude. Quem não se lembra da elegantérrima Miranda, interpretada pela atriz Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada? Aqui no Brasil, Glória Menezes e Cássia Kiss também fizeram seguidoras. "Mas é preciso cuidado na hora de lavar, hidratar e cortar para não deixar o cabelo amarelado ou manchado", explica o Hair Stylist André de Leone.

A seguir, você confere as dicas de cuidados para os fios grisalhos sem ficar com cara de vovó.

Quem pode usar?
O segredo é manutenção. Não é o biótipo da mulher que determina a beleza do visual grisalho, e sim os cuidados que ela tem com os fios para deixá-los homogêneos e bonitos:

"Não importa se a mulher é loira, morena, negra ou ruiva. O grisalho cai bem em todas elas, desde que a cor seja harmônica e os fios brilhosos, senão fica desleixado e envelhece a aparência", explica Leone.

Passo a passo dos fios brancos
1- Os fios brancos merecem tratamentos especiais para:

a) hidratar: com certeza o tratamento é completamente diferenciado dos fios naturais. Por ser um fio sem melanina, existe um ressecamento maior, portanto é mais difícil de tratar:

"o maior problema dos cabelos brancos é que eles não têm melanina, que dá elasticidade e maciez aos cabelos, e são mais impermeáveis, dificultando a ação de cremes e tratamentos capilares. É preciso tempo e disciplina para conseguir o resultado", afirma o hair stylist.

b) lavagem e higienização: o ideal é usar um xampu para fios grisalhos a cada 15 dias. "este tipo de xampu é feito a base de um composto roxo sem pigmentos de amônia que evita o amarelamento dos fios brancos e puxa a cor para o cinza, brilhoso e com aparência mais saudável", explica Leone.

2- Inove no corte
Neste caso, o cabelo comprido não é o mais indicado. A sugestão do hair stylist é optar pelos curtos ou médios, porém com desconexões e desfiados. "cabelos longos e retos envelhecem a mulher. O ideal para quem tem cabelos grisalhos são os cortes repicados curtos", diz o especialista.

Grisalha de farmácia
Muitas mulheres enfrentam o dilema de apresentarem apenas alguns fios brancos concentrados no mesmo lugar, deixando o visual heterogêneo demais para quem quer assumir os grisalhos. A saída encontrada muitas vezes é recorrer à tintura da farmácia. Mas nem sempre ela é a melhor solução.

André de Leone explica que esta é uma alternativa arriscada e que geralmente não dá bons resultados, deixando o look artificial e os fios manchados: "não tem como obter uma coloração homogênea pintando os cabelos de cinza para ficar grisalho. É preciso muita técnica para se chegar ao tom mais harmônico possível e mesmo assim, não fica perfeito porque os fios brancos vão ficar mais claros do que os de cor natural. Fica artificial", explica Leone.

Colorir ainda é o lema?
Se a idéia é cobrir parte dos fios brancos ou escondê-los por mais um tempo, o ideal é optar tintas de cabelo especiais para cabelos grisalhos.

Além de tratarem os fios, elas impedem o efeito manchado obtido com as tintas convencionais: "as tinturas para cabelos grisalhos são mais práticas, já que exigem menos tempo para colorir e conseguem homogeneizar o tom dos fios sem deixar manchas", diz o hair stylist.

Mentiras e verdades sobre os cabelos brancos

1-Os fios brancos podem aparecer em qualquer idade?
Verdade! É possível encontrar fios brancos até em crianças, porém, o mais comum é que eles apareçam após os 30 anos. "Existem alguns fatores responsáveis pelo embranquecimento dos fios: ou a razão é genética, daí a presença de fios brancos em crianças, ou é decorrente da diminuição natural e gradativa da capacidade de produzir melanina", explica o dermatologista Ademir Jr.

2- Há algum medicamento que tenha efeito comprovado na recuperação da coloração dos cabelos?
Mentira! Como as causas para o aparecimento dos fios brancos são genéticas ou naturais em função da idade, não há nada que de fato possa reverter a situação. "O que existem são remédios que amenizam este processo de modo a retardar um pouco o processo de embranquecimento, mas mesmo assim eles não são capazes de impedir ou reverter o processo", explica.

3- Aquela história de que os fios brancos são resultados de preocupações é verdade?
Verdade! O dermatologista Ademir Jr. explica que o estresse causado pelas preocupações pode acelerar e antecipar sim o aparecimento dos fios brancos, mas que se devem levar em consideração outros fatores: "em geral, o estresse acelera o processo de despigmentação dos fios, mas não dá para ver isso como uma regra porque a ocorrência dos fios grisalhos depende também de fatores genéticos e dos hábitos de vida da pessoa".

4- Para cada fio branco arrancado nascem outros 7 fios brancos?
Mentira! O que acontece é que os fios brancos que são arrancados nascem de novo, mas eles não têm como interferir na pigmentação dos fios ao redor deles: "cada fio de cabelo tem seu próprio conjunto de células que produzem a melanina, por isso não é possível à perda de pigmentação por proximidade", explica Ademir.

4 comentários:

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Interessante seu post,mas confesso:não me agrada me imaginar com os cabelos brancos!!

Um beijo!

Sonia Regina.

Anônimo disse...

Tenho 37 anos e alguns fios brancos, quando falo que vou deixá-los brancos sou alvo de preconceito. Acho que a pessoa que assume tem que ter muita personalidade.Patrícia

Leonora Benvenuto disse...

É verdade, sofro preconceito por não pintar meu cabelo...é difícil achar um bom cabelereiro para cortá-los com estilo!!! Leonora Benvenuto

Eliana Ada Gasparini disse...

Eu adotei-os e assumi-os..Acho chique e mostra pesonalidade, pois encara mesmo os preconceitos. Com um corte curto e fashion, ficou maravilhoso! Adeus tintura! E despesas, cabelereiros, trabalho... se pudesse enviava uma foto. Beijos