terça-feira, outubro 09, 2012

4 maneiras de não chegar atrasada



4 maneiras de não chegar atrasada
Confira dicas para manter a pontualidade em seus compromissos
Por Carolina Werneck

Você acorda às 6h30, ativa o “efeito soneca” do celular e dá a si mesma, de presente, mais cinco minutos na cama. Depois se levanta, troca de roupa, escova os dentes e faz uma maquiagem rápida, engole alguma coisa e olha para o relógio: 8 horas! Você está atrasada. De novo. Mas onde é que foi parar o tempo que estava aqui?

Muitas de nós têm a mesma sensação todos os dias. E não apenas de manhã, mas ao longo do dia, ao tentar cumprir horários de qualquer compromisso previamente marcado. A impressão que temos é que tudo, atualmente, colabora para que cheguemos atrasadas, sempre. O trânsito caótico, o sono que não está em dia, as filas imensas nos bancos, nas padarias, nos restaurantes, a falta de estacionamento. Não conseguimos compensar o tempo perdido e a pontualidade é jogada para escanteio.

Mas é possível chegar no horário, tanto ao trabalho quanto a eventuais compromissos. Para ajudá-la a se organizar e evitar os atrasos, experimente as atitudes a seguir.

1 – Respeite seu sono
Essa vale principalmente para não burlar os horários no ambiente profissional. Tente respeitar seu período de sono, dormindo o suficiente para sentir-se descansada e não ficar “enrolando” na cama, pela manhã. Isso vai ajudar a aproveitar melhor o tempo que você separa para se arrumar e organizar as coisas antes de sair de casa.

2 – Acorde mais cedo
Não é preciso adiantar muito o despertador, você pode se surpreender com a enorme diferença que 10 ou 15 minutos podem fazer na rotina matinal. Naturalmente, para acordar mais cedo sem o cansaço de quem disputou uma maratona durante a madrugada, é preciso também que você vá dormir mais cedo, mantendo assim a mesma quantidade de horas de sono.

3 – Escolha suas roupas com antecedência
Mulheres são sempre mulheres, aqui ou em Saturno. E mulheres são indecisas para se vestir. Passam horas em frente ao espelho e despencam todas as peças do guarda-roupas para, no final, saírem com a primeira que provaram. Portanto, seja para o trabalho, um almoço de negócios ou a formatura da amiga, separar o que vai usar com antecedência facilita sua vida e evita as crises que acabam com você choramingando que não tem roupa nenhuma, sentada na pilha que se formou em cima da cama – e atrasada, naturalmente.

4 – Calcule o tempo
Saber quanto tempo você leva no trajeto entre sua casa e o local do compromisso te ajuda a se organizar melhor para evitar os atrasos. Além disso, marque também quanto tempo, em média, você leva para se arrumar. Isso vai colaborar para definir os horários que devem ser seguidos em sua rotina.

Os deslizes com a pontualidade, além de falta de educação, podem demonstrar descaso e falta de respeito para com aqueles que estão te esperando. Sempre que possível, procure chegar no horário marcado ou mesmo ligeiramente adiantada para que, quando houver uma emergência real e você acabar se atrasando, as pessoas entendam seus motivos e você não sofra represálias.

Nenhum comentário: