segunda-feira, julho 08, 2013

5 dicas para mulheres que ganham mais que seus parceiros


5 dicas para mulheres que ganham mais que seus parceiros
Saber lidar com a frustração do companheiro é fundamental para que a relação não seja prejudicada
Por Carolina Werneck

A luta feminista por igualdade entre os sexos não chegou ao fim: ainda há diferenças explícitas entre homens e mulheres, na maioria dos postos de trabalho e até mesmo quando se trata de direitos sociais. Mesmo assim, muitas mulheres já passam por uma situação que suas mães e avós mal poderiam imaginar, à sua época – em várias famílias, atualmente, as mulheres já recebem salários maiores que os de seus maridos.

Essa diferença salarial, embora não seja regra, é uma realidade e pode se tornar um problema no relacionamento, caso o homem passe a sentir-se incomodado por conta dela. Se você passa por isso, fique atenta às dicas abaixo, para saber como agir de modo a lidar com a diferença sem prejudicar sua relação.

1 – Não se desculpe

Se você recebe um salário melhor que o de seu marido, é importante entender que desculpar-se com ele não vai melhorar a situação. Esse tipo de atitude demonstra um pensamento um tanto quanto machista, uma vez que dá a entender que ganhar salários maiores não é um direito feminino diante do homem.

Você deve se sentir orgulhosa pelo que conquistou, porque provavelmente fez um grande esforço para chegar à posição que chegou. Entenda que suas contribuições financeiras para com a casa e a família são fruto do seu trabalho – e você não tem culpa por ele não ter obtido o mesmo resultado.

2 – Seja honesta consigo mesma

Se o fato de que seu marido não ganha o mesmo que você te incomoda, tente ser honesta consigo mesma a esse respeito. Procure analisar qual o verdadeiro problema: você gostaria que as responsabilidades financeiras dele fossem maiores? Você se sente injustiçada por aplicar mais dinheiro que ele no bem-estar da família? Você acha que ele não se esforça o bastante?

Responder a esses questionamentos é fundamental para que você possa resolver esse incômodo sozinha ou por meio de uma conversa franca com seu companheiro.

3 – Aposte no diálogo

Se você se sente incomodada porque seu marido não ganha tanto quanto você, é preciso entender que ele, possivelmente, sinta o mesmo. Para não ser injusta, julgando que ele simplesmente não se esforça o suficiente, chame-o para falar sobre como cada um de vocês vê a situação. O diálogo é poderoso na solução desse tipo de atrito.

4 – Mostre a ele que você respeita o que ele faz

Se o problema for o fato de que ele se incomoda – até mesmo mais que você – por ganhar menos, invista na auto-estima dele. Procure demonstrar que você respeita o esforço e o trabalho dele, e faça de tudo para que ele não se sinta culpado porque seu sucesso é maior que o dele. Só não vale pedir desculpas, como citado anteriormente.

5 – Rir é o melhor remédio

Para aliviar as tensões, nada melhor que apostar em programas para que vocês se divirtam juntos. Passar um tempo com seu amor é uma ótima maneira de quebrar o clima tenso do casal e desviar a atenção de vocês das questões financeiras. Saiam para passar o fim de semana fora ou combinem de ir juntos ao cinema, por exemplo. Quando o problema é profundo demais, rir um pouco pode ser a melhor solução.


Nenhum comentário: