segunda-feira, agosto 19, 2013

4 livros para quem quer perder peso de forma saudável


4 livros para quem quer perder peso de forma saudável
Embora o acompanhamento profissional não deva ser dispensado, algumas obras escritas por nutricionistas e outros especialistas podem ajudar no emagrecimento
Por Carolina Werneck

Emagrecer com saúde: parece um conceito simples, mas é uma das maiores dificuldades de quem precisa ou deseja perder peso. Inúmeras dietas surgem todos os dias, prometendo realizar essa árdua tarefa, mas os nutricionistas garantem que, uma vez que todo organismo é diferente dos demais, o correto mesmo é seguir uma programação alimentar especificamente desenvolvida para você.

Se o tempo para consultar um nutricionista está curto ou a grana não é o bastante, há outras opções mais baratas que, apesar de não substituírem o acompanhamento profissional, podem dar uma boa ajuda na perda de peso. Os livros, por exemplo, são uma boa opção, porque podem te dar boas orientações na composição de hábitos alimentares e exercícios apropriados para o emagrecimento.

1 – “Eu posso fazer você emagrecer”

Se você é daquelas que acham que vale tudo por um corpo perfeito, esse livro é o ideal. O autor, Paul McKenna, propõe um tratamento baseado principalmente em práticas para trabalhar suas atitudes e pensamentos em relação à alimentação e ao corpo. McKenna é hipnotista e, por isso, utiliza exercícios de visualização e relaxamento para reprogramar sua autoestima e seus hábitos alimentares. Essa proposta ajuda não apenas a perder peso, mas também a assumir o controle de diversos setores da sua vida. O livro conta ainda com alguns relatos estimulantes.

2 – “5 pontos essenciais para emagrecer”

O livro, escrito pela nutricionista e chef de cozinha Maria Cecília Corsi, traz uma série de truques para perder peso sem deixar a saúde de lado. Como a autora também é mestre em boa culinária, as orientações de “5 pontos essenciais para emagrecer” não sacrificam o prazer de provar determinadas delícias. Ótimo para quem pretende emagrecer sem sacrifícios dolorosos.

3 – “Eu não consigo emagrecer”

Acredite ou não, esta dieta já foi seguida por mais de 30 milhões de pessoas ao redor do mundo. Acontece que a dieta proposta pelo Dr. Pierre Dukan foi adotada por muita gente importante, incluindo Kate Middleton, duquesa de Cambridge. Trazendo quatro passos básicos para emagrecer sem passar fome, o Dr. Dukan utiliza seus mais de 35 anos de experiência com a nutrição para realizar o desejo do corpo perfeito.

4 – “Dieta saudável dia a dia”

Ian Marber, um dos maiores especialista em nutrição do Reino Unido, traz em “Dieta saudável dia a dia” uma combinação de orientação nutricional e explicações sobre como o metabolismo humano é afetado pelos alimentos ingeridos. Marber aposta na reeducação alimentar para ajudar seus leitores a perder peso mantendo o organismo saudável. O método é bastante flexível e pode ser aplicado a diferentes situações do cotidiano, como o próprio autor faz questão de deixar claro. O benefício extra da obra fica por conta de cem receitas simples e fáceis de preparar, que ficam prontas rapidamente – para que o leitor possa aplicar, de fato, as técnicas Marber à própria rotina diária.

Lembre-se: perder ou ganhar peso com saúde depende, basicamente, de cuidados específicos para cada organismo. Descobrir em que pontos você está errando e o que fazer para emagrecer de forma saudável é tarefa para um profissional. Ainda que livros e outras técnicas possam ajudar no processo, é muito importante a opinião de um nutricionista.


Nenhum comentário: