sexta-feira, fevereiro 28, 2014

11 utilidades surpreendentes para o refrigerante de cola


11 utilidades surpreendentes para o refrigerante de cola
Conheça maneiras inusitadas de utilizar esta bebida que é útil em várias atividades domésticas - como remover ferrugem, cuidar do jardim e amaciar carnes
Por Priscila Domingos

Como todos os refrigerantes, a bebida de cola tem sua invenção relacionada a uma utilidade farmacêutica: era para ser tônico contra a fadiga, a depressão e as dores de cabeça. Mas, misturada com a água gaseificada, acabou se convertendo em uma das bebidas não alcoólicas mais apreciadas (e vendidas!) no mundo.

A mistura contém basicamente açúcar, água carbonada, cafeína, ácido fosfórico, ácido cítrico e uma pequena quantidade de extrato de noz de cola. O surpreendente é que estes mesmos ingredientes que produzem um refresco agradável ao paladar de milhares de consumidores podem ser úteis em várias outras tarefas domésticas bastante inusitadas. Veja quais:

1 – Limpar panelas

Sabe aquelas manchas escurecidas por constantes fervuras, comuns principalmente em chaleiras? Para livrar-se delas, o refrigerante de cola é um substituto tão eficiente quanto os detergentes limpadores de alumínio. 2 – Remover ferrugem

As bebidas gaseificadas são extremamente eficazes na remoção da ferrugem, principalmente os refrigerantes de cola. Isto porque o ácido cítrico é eficaz na prevenção e eliminação das manchas de ferrugem. Basta molhar um pano com um pouco da bebida e esfregar sobre a ferrugem.

3 – Afrouxar parafusos

Esta é uma variação da dica anterior. Parafusos enferrujados podem ser afrouxados em contato com um pano molhado com refrigerante de cola, envolvendo-o em torno do parafuso. Deixe por algumas horas e será mais fácil de mover.

4 – Desentupir vaso sanitário

Seu vaso sanitário está cheio de limo e outras manchas e você não tem um limpador de vasos em mãos. Já pensou em utilizar o refrigerante de cola na limpeza? Despeje o líquido sobre as manchas e deixe agir por pelo menos uma hora. Os ácidos presentes no refrigerante ajudarão a remover a sujeira.

5 – Recuperar o brilho de moedas

Moedas velhas e objetos metálicos de decoração recuperam o brilho se você deixa-los um pouco de molho no refrigerante de cola.

6 – Cuidar do jardim

Você pode eliminar lesmas do seu jardim utilizando o refrigerante: basta espalhar a bebida em pratos grandes no jardim. Os moluscos são atraídos pelo cheiro doce, mas não conseguem se desprender do líquido.

7 – Remover chiclete do cabelo

É possível livra-se da goma de mascar sem precisar cortar o cabelo. Para isso, mergulhe a mecha em uma tigela cheia do refrigerante de cola. Deixe agir por uns 5 minutos e pronto! Será extremamente fácil retirar a goma de mascar.

8 – Aliviar a indisposição estomacal

Há quem defenda que o refrigerante de cola pode ser usado para aliviar a indisposição estomacal. Mas, para ser eficaz, a bebida deve estar em temperatura natural. Gelada, ela pode piorar a situação.

9 – Produzir efeito envelhecido em fotografias

Que tal incrementar as fotografias, dando a elas um tom sépia? Isto é possível se você borrifar levemente um pouco de refrigerante de cola sobre a imagem e depois deixar secar. Mas muito cuidado para não exagerar na quantidade.

10 – Amaciar carnes

O açúcar e o acidulante (ácido fosfórico) presentes no refrigerante de cola funcionam como excelentes amaciantes de carne. Que tal colocar esta dica em prática no seu próximo churrasco?

11 – Fazer molho para churrasco

Também é possível preparar um delicioso molho para churrasco misturando refrigerante de cola e molho de tomate. A utilização de refrigerante de cola em receitas, aliás, está presente na culinária de vários lugares do mundo. A bebida confere aos pratos um aroma de cravo ou canela, enquanto o gás evapora completamente no fogo.



Nenhum comentário: