segunda-feira, dezembro 07, 2009

Bons truques sobre vestuário


Decotes profundos e ombros à mostra são bons truques para as mulheres mais velhas

Desde os anos 60, valores como distinção, beleza ou riqueza vão perdendo sua força, na medida em que um novo atributo ganha importância no panorama da sociedade e do consumo: a juventude. Desde então, a indústria se dedica a criar imagens e produtos que procurem atender ao desejo de não envelhecer nunca.

Ao mesmo tempo em que a sociedade criou um ideal de beleza atrelado à juventude, surgiram para as mulheres novas possibilidades de realização, que vão além da aparência. Assim, paralelamente à necessidade de se manter jovem, a mulher saiu do seu casulo doméstico, começou a trabalhar e a criar interesses variados, tornando-se ativa e autônoma. A mulher madura de 30 anos citada por Balzac em seu famoso romance, não tem mais nada a ver com a mulher de 30 anos de hoje, em sua juventude plena. E, quando falamos da mulher madura, temos até dificuldade de definir quantos anos, afinal, ela tem.

Como consultora de moda, percebo a dificuldade principalmente das mulheres com mais de 50 anos de adaptar seu espírito jovem e ativo ao seu corpo, que muda muito rápido. Nossa coluna vai dar sugestões para que a mulher madura de hoje encontre um jeito próprio de se vestir, de acordo com sua nova posição no mundo.

A nova mulher madura
A revolução sexual, a pílula anticoncepcional e a vida profissional da mulher moderna, tornaram-na um personagem ativo da sociedade, criando novas necessidades para o seu guarda-roupa. Hoje, as mulheres não ficam apenas se preocupando com a idade, pois estão ocupadas com coisas mais interessantes. Mesmo assim, e até por conta desta participação mais ativa, a mulher que tem mais de 50 anos precisa muito mais de um guarda-roupa recheado, do que aquela de outros tempos, pois trabalha diariamente, sai à noite, namora e viaja.

Atributos da maturidade
Entre os atributos da maturidade, a tranquilidade é um dos mais reconhecíveis. Conviver com seus pontos fracos e saber tirar proveito dos pontos fortes, torna as mulheres mais velhas bastante sedutoras. Se a barriga não está em sua forma toda, podemos contar com um belo colo e ombros sensuais. Se a bunda já está um pouco caída, as pernas ainda se mantêm bonitas, se forem exercitadas. O porte e o andar da mulher madura têm firmeza e charme, e basta um pouco de autoconfiança para se sentir bem dançando e pagando a conta do restaurante.

O que isso tem a ver com moda? Tudo!
O maior problema da mulher madura é se entender nesta idade. É querer ser quem ela é: nem velha, nem mocinha. E para isso é importante se conhecer e se aceitar, com as perdas e os ganhos.
São duas, as "síndromes" mais comuns das mulheres maduras: o medo do ridículo e de aparecer, com decotes, cores vivas, estampas e excesso de bijuterias, o que gera um vestir discreto demais, neutro demais, ultrapassado demais. Ou, então, o contrário: o medo de se sentir velha, gerando um look vulgar, exagerado e démodé.

Pode vs. Não pode
As regras, não existem mais, o que dificulta um pouco as coisas. Mas algumas noções básicas podem nos ajudar a construir um visual moderno a adequado à idade. A primeira coisa que você deve fazer é analisar o seu corpo. A esta altura, você já deve conhecê-lo bem.

Importante também é dar uma geral no armário e se ver livre daqueles looks de época. Anos 70 e 80 fora do guarda roupa. Nada de calça semi baggy e paletós com cava enorme. Cabelos assimétricos ou vermelhos tingidos com henna indiana, esqueça. Bata hippie, saião de cigana, nem pensar! Você merece coisa boa e nova. Já estudou, trabalhou e cuidou de muita gente, cuide agora de você. Se livre das roupas velhas, mesmo as de ficar em casa, lingeries desgastadas, roupas da gravidez. Se você emagreceu ou engordou, encare o novo corpo e dê fim às roupas que não servem mais.

A construção de um novo visual
Ao definir seus pontos fortes, perceba que o colo deve estar bonito e capriche nos decotes. Ombros e costas geralmente estão em ordem e também podem ser mostrados. Se você fez plástica, colocou um peitão, abuse das frentes únicas, sem sutiã.
Tenha cuidado com as dobras e axilas mal cuidadas. Evite dar espaço a elas, se não estiverem bonitas. Muitas vezes é melhor usar uma pequena manga, que esconda esta parte do corpo, principalmente em ambiente de trabalho.
Se as pernas estão em cima, use comprimentos curtos, logo acima dos joelhos. Se seu joelho não for bonito, prefira os comprimentos logo abaixo, deixando ver a curva que afina na altura da canela, para que sua perna não aparente ser mais grossa.
Prefira os tecidos bons e os cortes bem acabados. Dê sempre preferência à qualidade. Não dá mais para dar truque, tem que caprichar. Cuide da pele do rosto, do pescoço e do colo e evite sair sem maquiagem.
Ela deve ser leve, aquela maquiagem que parece que não é nada, sabe? Cuide dos cabelos. Eles devem sempre estar limpos e de preferência penteados. Use poucas e boas bijuterias e acessórios da moda. Você pode estar com um vestido simples. Se estiver usando uma bela echarpe, uma bolsa bacana, um bonito anel, vai estar superbem.

Acima de tudo, aproveite sua vida. Lembre-se de manter-se saudável e flexível, de se movimentar e tomar muita água. Saia sempre. Aproveite que seus filhos já estão grandes e que você já se estabeleceu no trabalho. Vá ao cinema, ao teatro e viaje bastante. Não se deixe desanimar pelas mudanças, mas faça bom proveito das coisas novas que se apresentam!

Essa coluna vai para as nossas internautas que vão abalar no verão!
Colaborou para essa coluna Julia Guglielmetti.
Mariana Rocha é consultora de moda, formada e pós-graduada pela Faculdade Santa Marcelina, onde é professora e pesquisadora de moda

Nenhum comentário: