segunda-feira, dezembro 21, 2009

Ceia de Natal


Alimentos funcionais tornam a ceia de Natal mais saudável
Deixe a refeição deliciosa sem perder a tradição da comemoração
Por Especialistas

Fim de ano é sempre a época em que as pessoas querem manter a forma por causa do verão, mas acabam abusando nas festas como Natal e Ano Novo. Para que a ceia o Natal seja memorável em sua mente como algo saboroso e não com peso na consciência no dia seguinte, siga algumas dicas:

- Coma saladas antes do prato principal, a saciedade aumenta e você não abusa dos alimentos que engordam.

- Se possível, fuja do pernil, doces com leite condensado, frituras e massas de farinha branca.

- Opte por carnes mais magras como Chester / Peru.

- Se puder, troque as sobremesas por frutas como o figo, o pêssego, a uva vermelha e a cereja, devido aos seus valores nutricionais.

- Caso não resista, vale tentar as sobremesas com grãos integrais e frutas secas, como o panetone, ou doces feitos com frutas e açúcar natural.

- Exagerar em bebidas alcoólicas nunca é bom, mas para o tradicional e emocionante brinde, a melhor opção é o Vinho tinto.

- As tradicionais frutas secas e a castanhas são deliciosas e saudáveis, pois tem muitas vitaminas e minerais. Mas, atenção, tudo que é ingerido em excesso engorda.

Que tal a Maçã para incrementar os pratos?
A fruta cuida do nosso sangue é um meio delicioso para evitar as doenças cardiovasculares, devido ao seu alto poder antioxidante. Ela ajuda na prevenção do colesterol, é rica em fibras (solúveis), vitamina C e compostos fenólicos.

As fibras influem muito na redução do colesterol, pois elas ajudam a diminuir a quantidade deste no intestino delgado e a absorção dos lipídeos, já os compostos fenólicos atuam na inibição da oxidação da LDL-C e da agregação plaquetária, o que nos protege da arterosclerose.

Além de prevenir o colesterol, uma dieta que contém maçã, pode reduzir os riscos de doenças pulmonares, cardíacas, asma, diabetes e o desenvolvimento de câncer, além de ajudar a perder peso. Como já dizia Hipócrates: Faça do seu alimento seu medicamento

Conteúdo por:
Daniela Jobst
Especialidade: Nutrição

Nenhum comentário: