terça-feira, março 30, 2010


Disciplina é convidada de honra na Páscoa das crianças
Porções adequadas de chocolate e brinquedos seguros garantem o bem-estar deles
Por Adriane Zimerer

A ansiedade é enorme por parte das crianças que esperam o dia em que um certo coelhinho da Páscoa passa para deixar os ovinhos de chocolate. Os pais escolhem os chocolates a dedo. Mas, muitas vezes, a guloseima pode trazer surpresas desagradáveis para o bem-estar da garotada.

O pediatra e nutrólogo, Fábio Ancona Lopez, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) explica que o grande problema é a quantidade ingerida do alimento. ?O chocolate é altamente calórico. Nele, há substâncias estimulantes capazes de gerar a falta de sono na criança.

Além disso, o corante e o cacau usados no produto também podem provocar reações alérgicas na pele, deixando-a vermelha e irritada?.

Controle as quantidades
Para não prejudicar a saúde dos pequenos, o ideal é distribuir pequenos pedaços do chocolate às crianças ao longo dos dias, evitando que comam tudo de uma vez só. Caso elas recebam de presente muitos chocolates, guarde-os para ir entregando aos poucos, sempre observando a data de validade do produto. "30 gramas de chocolate por dia é uma quantidade que não trará problemas", afirma o especialista.

Os pais dos pequenos com diabetes devem seguir os mesmos cuidados especiais do dia a dia, respeitando as restrições ao açúcar e optando pelas versões dietéticas. "Quanto ao número de lactose presente em um ovo pequeno de chocolate (50g), não chega a ser agressivo a uma criança que tem intolerância. Mas é bom evitar", diz Fábio.

Outro alerta aos pais é em relação à versão light e diet dos chocolates da Páscoa. Não convém trocá-los pelos normais, mesmo que eles contenham menos ou nenhum açúcar, porque a gordura é maior. O importante é ter disciplina e não amolecer quando eles fizerem aquela carinha de quero mais.

Recheio divertido
Se o chocolate já faz a cabeça das crianças o ano inteiro, os brinquedos e os apetrechos que acompanham os ovos fazem a alegria da garotada. Mas o cuidado com os objetos surpresas, que vem dentro do produto, é imprescindível.

Geralmente, os brinquedos são pequenos e podem conter peças fáceis de serem soltas, tornando-se um meio fácil para acidentes. "Se acontecer de a criança engolir uma peça, por exemplo, deve ser levada ao hospital", diz o pediatra.

Os pais também devem checar se o produto possui o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a frase: "Contém um produto ou brinquedo certificado pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade".

A marca de conformidade do INMETRO assegura para o consumidor que os produtos passaram por ensaios e atendem a norma de segurança do brinquedo. Feito isso, a Páscoa da garotada tem tudo para ser um sucesso.

Um comentário:

Pelos caminhos da vida. disse...

Páscoa significa renascimento, renascer.
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,
comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,
possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,
porque perderam a fé em um novo recomeçar,
pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer
que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tú estás conosco em nossos corações,
porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
e pela humanidade,
que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrificio
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus...
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!

(texto da net).

Feliz Páscoa amiga.

beijooo.