quarta-feira, maio 26, 2010

Dicas de cozinha


Vamos falar de limão.
Além de altamente nutritivo, é um santo produto: usado na água de enxaguar a louça, seu bagaço é um perfume natural por excelência. Experimente lavar com ele as vasilhas nas quais preparou peixe e veja o resultado.

Aliás, para que renda mais sumo, principalmente se estiver meio seco, basta mergulhá-lo alguns segundinhos numa panela com água fervente. A dica é válida para qualquer fruta cítrica da qual se queira extrair mais suco.

E mais: aproveite-o na fervura onde vai cozinhar ovos para que a panela não escureça. De quebra, uma vez terminadas suas tarefas na cozinha, esfregue as mãos com uma fatia fina: elas vão ficar macias, claras e suavemente perfumadas.

HEI DE LEMBRAR!
Ao comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas: são as que têm mais sumo. O mesmo vale para qualquer fruta cítrica: limão, maracujá, tangerina.

Pretende usar apenas umas gotas de limão?
Não o parta ao meio. Faça um furinho com um palito ou a ponta da faca e esprema. Em seguida, espete o mesmo palito no buraco e coloque o limão na geladeira.

Agora, se cortou o limão em dois e não vai aproveitar uma das metades, mergulhe-a em um pouco d’água numa vasilha e deixe na geladeira. Se preferir, use vinagre.

Você quer uma dica infalível para comprar sempre bons abacaxis? Puxe uma folha da coroa: se ela se destacar facilmente, é sinal de que a fruta já está pronta para o consumo.

Caso contrário, ainda não está madura.

Outra referência: quando está no ponto, o abacaxi exala um aroma adocicado.
Salada de frutas é bom e faz bem. O que não fica bem são aqueles pedaços de banana escura que destoam do restante.

Para evitar que isso aconteça, quando terminar de fatiá-las, acrescente um pouco de suco de limão e açúcar refinado. Mas as peras e maçãs também não ficam atrás! Nesse caso, antes de fazer a salada de frutas, encha uma vasilha com água fria e suco de limão e mergulhe as frutas dentro.

Elas não mudarão de cor.

Tome nota: o abacate amadurece rapidinho se você o enfiar no pote de farinha de trigo ou o mantiver num saco de papel fechado, junto com uma maçã madura.
Uma gota de álcool ou de vinagre injetada em um furinho junto do cabo do caqui verde o ajudará a amadurecer rapidamente. Experimente e verá!

Lei da natureza: bananas verdes ficam prontas para o consumo mais depressa se você colocar junto delas uma bem madura. Assim que amadurecerem, ponha-as na geladeira e não se preocupe com a aparência da casca.

Elas vão ficar escuras, mas a fruta estará ótima.

Fonte: Livro - Sebastiana Quebra-Galho Da Mulher Independente

Só de pensar na sujeira que vai respingar no fogão você desiste de fazer frituras? Pois, antes de mais nada, salpique uma pitada de sal na frigideira e só depois coloque a gordura para aquecer.
É magia pura!

Se você precisa fritar com manteiga, experimente colocar também umas gotinhas de azeite ou uma colherinha de óleo na gordura. Assim, a manteiga não vai queimar.

Astúcia feminina das mais engenhosas: para tirar o excesso de gordura de sopas e ensopados, adicione algumas pedras de gelo, mexa com uma colher de pau até a gordura aderir ao gelo e retire as pedras antes que elas derretam.
Fácil, não?

HEI DE LEMBRAR!
Alface é excelente para tirar o excesso de gordura de frituras e alimentos mais gordos.

DICA ESPERTA!
Antes de fritar qualquer coisa, aqueça bem a vasilha e só então despeje a gordura. Dessa maneira, os alimentos não vão grudar. A receita é especialmente válida para fazer ovos estrelados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa!
Vou seguir seu blog!
Bjs