terça-feira, novembro 22, 2011

Hortelã

HORTELÃ, CULTIVE E CONSUMA
Por Marisa Abel

Erva multiuso, a hortelã pode ser usada para diversas finalidades, sejam cosméticas, alimentícias, aromáticas ou medicinais. Conheçam quais são suas utilizações e aproveite para cultivar em casa

Na antiguidade, a hortelã já era usada para diversos fins egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e até mais recentemente por americanos. De acordo com dados históricos, os árabes a utilizavam para limpar o chão antes dos banquetes, o que favorecia a estimulação do apetite dos convidados.

Já de acordo com os mitos, Minthe era uma ninfa amada por Plutão e transformada em erva para fugir da ciumentíssima mulher do deus grego. De origem mitológica ou não, fato é que a menta é uma deliciosa erva que pode ser usada das mais variadas formas e, na gastronomia, ela dá um sabor especial.

Na culinária, é ideal para ser acrescentada em molhos, saladas, carnes, quibes, geléias, omeletes e também sucos. Se o uso for medicinal, as hortelãs são dotadas de propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, tônicas e estimulantes. Ela pode ser utilizada também para fins aromáticos e óleos, além de estéticos.

A profa. Dra. Suzan Kelly Vilela Bertolucci do Setor de Cultura de Tecidos e Plantas Medicinais do Depto. De Agricultura da Universidade Federal de Lavras diz que existem diversas espécies, dentre as principais citam-se Mentha arvensis, Mentha piperita, Mentha spicata, Mentha pulegium, Mentha villosa.

As pesquisas informam que a espécie Mentha arvesis é produtora de um óleo essencial, rico em mentol, daí a grande utilização nas indústrias farmacêuticas, de higiene e do tabaco.

Sobre os efeitos medicinais da erva. Suzan diz que depende muito da espécie, mas geralmente é utilizada para afecções das vias aéreas superiores e flatulências, já o suco de abacaxi com hortelã é um ótimo diurético e digestivo.

CULTIVO

De fácil cultivo, você pode plantar a hortelã em casa, em vasos, as mais comuns são a Mentha crispa, folhas verde-escuras e crespas, e a Mentha spicata, num tom de verde mais claro e com folhas lisas.

O momento ideal para iniciar sua plantação é agora, embora a hortelã aceite bem todas as estações do ano, as que mais favorecem a plantação são outono e primavera.

A profa. Dra. Suzan Kelly Vilela Bertolucci informa que a erva é uma espécie exigente em adubação orgânica e propaga-se por meio de estolões.

Ambientes ensolarados favorecem o crescimento, mas elas toleram bem um leve sombreado.

PASSO A PASSO PARA MONTAR SEU CANTEIRO DE HOTELÃS

Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita para a drenagem;
Coloque uma mistura de duas partes de terá, uma parte e composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso, após espalhe um pouco de areia;
Enterre o torrão da muda e complete com terra até cobri-lo;
Regue moderadamente.

DICAS
As ervas precisam de luz solar, pelo menos algumas horas do dia. Sem isso, é praticamente impossível cultivá-las;
Faça regas regulares, mas nunca encharque a terra;
Mantenha-as adubadas.

Fonte: Profashional Editora Ltda

Nenhum comentário: