quinta-feira, novembro 10, 2011

Acabe com o mofo

ACABE COM O MOFO!
Por Mirella Stivani

Viver numa casa com umidade é um perigo potencial para a saúde

O mofo é um visitante indesejável que chega a sua casa sem ser convidado. Em pouco tempo, podem se instalar em paredes, gavetas, armários, roupas, etc., deixando sua marca inconfundível. E a umidade é a principal culpada por sua proliferação.

O mofo é um fungo microscópio que se reproduz por meio de partículas vivas que flutuam no ar externo e interno de ambientes. Com o excesso de chuvas, o interior das casas e apartamentos pode ficar muito úmido, facilitando a reprodução das partículas e a formação de colônias.

Justamente por se tratar de fungos, o mofo afeta o sistema respiratório humano. “O excesso de umidade em locais fechados e pouca circulação, de ar podem facilitar a proliferação de mofo, o que pode favorecer as crises de asma e o desencadeamento da pneumonite de hipersensibilidade”, diz Dr. Bruno Baldi, pneumologista do Instituto do Coração e coordenador da Comissão de Doenças Intersticiais da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). Esse risco é maior em pessoas vulneráveis, como idosos, crianças e gestantes.

“O mofo pode causar sintomas de alergia respiratória como asma e rinite alérgica e em alguns pacientes também pode desencadear conjuntivite. Na asma, o paciente tem sintomas como falta de ar, tosse, aperto no peito, dificuldade de respirar e sente o peito chiar. Na rinite alérgica, os principais sintomas são entupimentos nasais, coceira no nariz, espirros, coriza principalmente do tipo aquosa, mas também pode vir acompanhada de sintomas oculares, como coceira, vermelhidão e lacrimejamento, tosse e dor de cabeça”, ensina a médica Alergologista Maria de Fátima M. Fernandes.


COMO LIMPAR AS MANCHAS

Uma mancha de mofo desaparece com aplicação de vinagre, que evita seu reaparecimento. Se você tiver roupas armazenadas dentro de um armário que está encostado numa parede com umidade, elas podem cheirar mal. Uma maneira de remover o odor é lavá-las com suco de limão (verifique primeiro as instruções de lavagem) e secá-las ao Sol. As enzimas que são assim produzidas ajudam a matar as bactérias e eliminar o mau cheiro.

COMO EVITAR O MOFO

“Em casa que entra Sol não entra médico.” Em dias de chuva, o ideal é manter pelo menos uma fresta de janela aberta em cada ambiente para favorecer a circulação do ar. Além disso, é importante retirar tudo que favoreça a proliferação do mofo, como tapetes, cortinas e carpetes das áreas de maior umidade da casa. “Isso tudo abafa e compromete a circulação do ar”, explica Anna Gomes, professora de Design de Interiores do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões (CEPDAP).

A especialista também indica que um dos cuidados é não deixar a mobília colada na parede, deixando pelo menos cinco centímetros de distância entre o móvel e a parede para favorecer a circulação. “No caso de armários embutidos, é preciso verificar se a empresa de móvel planejado já prevê a instalação de placas de isopor na parede. Em armários já instalados, caso não seja possível a retirada para colocar as placas de isopor, basta colocá-las no fundo”, ressalta. E continua: “Esta medida não irá eliminar o mofo, mas ajudará a manter o bolor afastado das roupas por mais tempo”, finaliza.

Nenhum comentário: