terça-feira, fevereiro 19, 2013

Combata a celulite com água


Combata a celulite com água
A água faz bem para a pele, para os cabelos, para o corpo todo e também ajuda a combater a celulite
Por Daniela Azevedo

Ela está presente nos pesadelos de pelo menos nove entre dez mulheres e não discrimina ninguém na hora de escolher quem vai atacar. Pode ser magrinha, mais cheinha, até mesmo as atletas, modelos e mulheres musculosas sofrem com este problema e fazem de tudo para mantê-lo o mais longe possível do copo. Estamos falando da temida celulite.

A celulite é resultado do acúmulo de gordura na camada mais profunda da pele, que junto com a retenção de líquido e o envelhecimento do tecido conjuntivo, provocam nódulos de gordura. Em grande número, tais nódulos tomam conta do tecido conjuntivo comprimindo-o e fazendo surgir a celulite.

As áreas em que elas mais ocorrem são as nádegas, as coxas e a barriga, as áreas que mais costumam ficar expostas na praia e na piscina, o que faz com que, no verão, a preocupação e os cuidados aumentem.

Existem dois tipos de celulite, a do tipo superficial, aquela que só se pode ver quando apertamos a pele e também a do tipo mais visível, que pode ser vista facilmente e até sob uma roupa se for clara.

Os motivos para que elas ocorram são vários. Pode ser em função de uma variação hormonal, devido a uma predisposição genética ou consequência de uma alimentação inadequada. Para combatê-las, além de investir em uma alimentação saudável e na prática de exercícios, existe uma aliada importantíssima e acessível a todos, a água.

Quando ingerida em abundância, a água contribui com a melhora da da circulação, fazendo com que as trocas celulares fiquem mais fáceis, o que evita o acúmulo de toxinas e a inflamação da pele.

No livro “O segredo da água” do conceituado dermatologista e professor da Universidade da Califórnia, Howard Murad, o profissional afirma que a água é o melhor meio de transportar a gordura do corpo, mas que a ingestão diária recomendada para qualquer pessoa de pelo menos 2 litros, não basta para hidratar totalmente as células. E quando elas não estão devidamente hidratadas, deixam de funcionar em sua capacidade máxima, causando o envelhecimento precoce da célula.

Segundo Murad, tão importante quanto beber água é garantir que ela chegue até as células funcionando com potencial máximo. Mas como garantir que a água chegue às células? A tese do professor afirma que a melhor maneira de se conseguir isso é através da ingestão de alimentos ricos em água como o melão, a melancia, o tomate e a abóbora, por exemplo, que chegam a ter níveis de água superiores a 90%.

Isso ocorre porque quando a água vem dos alimentos, as células possuem maior capacidade de absorvê-la, pois vem acompanhada de nutrientes e suas moléculas aceleram o processo de penetração da água para célula.

Ainda no livro, o professor aborda a importância da prática de atividades físicas como meio de estimular e manter as células ativas e hidratadas. Por isso, mesmo a prática de atividades moderadas ajuda os músculos a reterem mais água que tecido gorduroso.
A teoria só vem reforçar o que há muito tempo já é apontado por médicos e especialistas como segredo para se manter saudável e bonita: manter hábitos saudáveis com a prática de exercícios regulares, fazer uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e grãos e principalmente beber bastante água.

Este pode não ser o maior de todos os segredos de beleza, mas com certeza é uma dica preciosa. Comece a colocar em prática hoje mesmo!

Nenhum comentário: