quarta-feira, janeiro 22, 2014


12 razões saudáveis para amar o tomate
Além de ser saboroso, ele pode ajudar a combater doenças e até o envelhecimento
Por Tais Romanelli

O tomate já faz parte da alimentação da maioria das pessoas. Além de ser uma deliciosa opção de salada, dar cor e sabor aos mais variados pratos, o alimento pode trazer muitos benefícios à saúde.

Por isso, quem ainda não tem o costume de consumi-lo com frequência, têm agora boas razões para incluí-lo na dieta. Abaixo você confere uma lista com os benefícios do tomate, apontados pela nutricionista Roberta Abreu e também em importantes pesquisas internacionais:

1. A presença de vitamina A é um dos motivos que fazem do tomate um alimento saudável e que pode trazer muitos benefícios à saúde. “Essa vitamina tem ação antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento”, explica a nutricionista Roberta Abreu. Dica valiosa especialmente para as mulheres que querem preservar por muito mais tempo sua beleza natural!

2. “A vitamina C, também presente no tomate, proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos”, diz a nutricionista.

3. Mas não é só isso. Os tomates apresentam muitos outros nutrientes importantes. “O sódio e o magnésio auxiliam na contração muscular. O cálcio participa da formação e manutenção dos ossos e atua na coagulação sanguínea. O potássio faz o balanço e a distribuição de água no organismo. E ainda, o folato (vitamina B9) é importante para as funções metabólicas”, acrescenta a nutricionista Roberta.

4. Os tomates são ricos em uma coleção de fitonutrientes chamados carotenoides. E uma pesquisa recente do Journal of the National Cancer Institute mostra que a maior quantidade de carotenoides, incluindo alfa-caroteno, beta-caroteno, luteína, zeaxantina e licopeno, está associada a um risco reduzido de câncer de mama. Mais uma dica preciosa para as mulheres atentas à sua saúde!

5. De acordo com a mesma pesquisa do jornal americano, o licopeno, presente no tomate, pode auxiliar no tratamento de pessoas com diabetes.

6. Já uma pesquisa da revista Harvard Health Letter afirma que dietas ricas em tomates podem ajudar a prevenir o acidente vascular cerebral. Os resultados foram associados ao rico teor de licopeno encontrado nesses alimentos.

7. A mesma pesquisa mostra ainda que os tomates, quando consumidos regularmente, devido à grande quantidade de licopeno que possuem, podem reduzir o risco de doenças cardíacas. O alimento se mostrou capaz de auxiliar na diminuição de colesterol total, LDL colesterol e de triglicerídeos.
8. O licopeno tem sido associado ainda ao combate contra o envelhecimento e possui propriedades anticancerígenas, podendo ser eficaz, especialmente, contra o câncer de cólon e de próstata.

9. A mesma pesquisa da Harvard Health Letter mostra que os tomates podem estimular a produção de carnitina a aminoácidos que são capazes de acelerar a queima de gordura do corpo.

10. E ainda, a inclusão de licopeno (encontrado no tomate) na dieta de uma mulher na menopausa pode ajudar a evitar a osteoporose.

11. Como o tomate é uma fonte rica de fito nutrientes, entre eles, o beta-caroteno, luteína e zeaxantina, pode ajudar a melhorar a visão e a proteger os olhos da degeneração.

12. Quer mais motivos para consumi-lo? Os tomates são deliciosos e versáteis: podem ser apreciados em massas, saladas, sopas, lanches e em praticamente todos os seus pratos favoritos.

Qual é a melhor maneira de consumir tomate?

A nutricionista Roberta Abreu explica que o tomate, por conta de todos os benefícios que oferece e por não ser calórico, pode ser consumido diariamente. “A recomendação é de aproximadamente um tomate médio por dia”, diz.

Porém, alerta a nutricionista, o molho de tomate industrializado não tem os mesmo benefícios por conta dos conservantes que contém. Por isso, não deve ser consumido em excesso.

Então, já sabe, prefira usar o tomate na sua versão natural, na salada, em tortas salgadas, cremes, molhos, sopas etc!

Nenhum comentário: