segunda-feira, agosto 31, 2009

Máscaras


MÁSCARAS
Gilberto Lazan

Cada vez que ponho uma máscara
Para esconder minha realidade
Fingindo ser o que não sou

Faço-o para atrair o outro
E logo descubro
Que só atraio a outros mascarados
Distanciando-me dos outros
Devido a um estorvo:

A Máscara.

Faço-o para evitar
Que os outros vejam
Minhas debilidades

E logo descubro
Que ao não verem
Minha humanidade
Os outros não podem
Me querer pelo que sou...

Senão pela máscara.

Faço-o para preservar
Minhas amizades

E logo descubro que
Quando perco um amigo
Por ter sido autêntico
Realmente não era meu amigo

E, sim... da máscara.

Faço-o
Para evitar ofender alguém
E ser diplomático

E logo descubro que
Aquilo que mais ofende
Às pessoas das quais
Quero ser mais íntimo...

É a Máscara.

Faço-o convencido
De que é melhor que posso fazer
Para ser amado

E logo descubro
O triste paradoxo...

O que mais desejo obter
Com minhas máscaras
É, precisamente...

O que não consigo com elas.


sexta-feira, agosto 28, 2009

Lembrete


Truques para se lembrar de tudo
María Jesús Ribas.

Números de telefone, endereços, datas de aniversário, contas bancárias... Existe algum sistema simples para lembrar uma série de dados, nomes, números ou qualquer lista de elementos que não podem ser memorizados facilmente?

Este método não só existe mas também está ao alcance de todo aquele que se proponha a aprendê-lo e aproveitá-lo, assinala o especialista em mnemotécnica José Luis Sanz, porque "muita gente não tem má memória, mas não sabe utilizá-la".

A mnemotécnica ou mnemônica (vocábulo derivado dos termos gregos que designam "memória" e "técnica") consiste em uma série de procedimentos destinados a facilitar a lembrança de algo, recorrendo para isso à associação de outras ideias mais simples e frequentes que o tragam facilmente à memória.

Para Sanz, "memorizar uma longa lista de itens, números ou dados está ao alcance de qualquer um que conheça a técnica adequada". Este especialista em marketing e negócios, habituado a tramitar complexos programas de cooperação internacional com a América Latina, não se propõe melhorar a memória natural, mas ensinar a "utilizar a agenda mental e registrar informação nela".

O especialista afirma que um dos recursos mais frequentes para favorecer a retenção consiste em fazer listas de palavras encadeadas através de associações ilógicas, exageradas, de movimento, muito visuais e frequentemente grotescas.

Segundo Sanz, as técnicas para a memória consistem basicamente em efetuar elos ou ganchos entre diferentes conceitos para que as lembranças surjam mais facilmente, e existem muitas escolas, sobretudo baseadas nas associações lógicas.

Uma técnica desenvolvida pelo americano Harry Lorayne, nas décadas de 50 e 60, permite efetuar associações com um maior impacto na memória que os métodos convencionais, por exemplo, baseados nos jogos de palavras.Segundo especialistas, o melhor para lembrar uma coisa é exagerá-la. Curiosamente, o impacto da memorização é ainda maior se o nexo se efetua com base em conteúdos de índole sexual, escatológica ou forte, como os "palavrões".

Quanto mais exagero, maior a memorização.
Para lembrar de um tapete e um papel, o sistema tradicional propõe por exemplo visualizar o primeiro envolvido no segundo, enquanto para os partidários de Lorayne a melhor forma de recordá-lo seria visualizar um enorme tapete de papel que cobrisse todo o quarto inclusive suas paredes, do qual se cortam pedaços para fazer um pacote gigante.

"De todo modo, não há receitas fixas. O importante é que cada pessoa efetue sua associação com a primeira coisa que lhe ocorra ou lhe venha à mente, que é o que sempre lembrará, e que além disso pratique os exercícios mnemotécnicos até incorporá-los a sua vida diária como algo automático", assinala Sanz.

Para lembrar de números, os quais não se podem visualizar como as palavras ou objetos, o truque é transformá-los em vocábulos, que por sua vez podem ser associados depois de modo ilógico. O sistema mais simples consiste em dar a cada número uma ou duas letras do alfabeto, relacionadas com seu som, forma ou outro aspecto. Por exemplo, se pode relacionar o 1 ao T (em forma de tronco), o 2 ao N (similares em forma embora em posição diferente), o 3 ao M (também parecidos), o 4 ao R (pode se imaginar o erre da palavra quatro) e o 5 ao L (derivada de sua escrita em números romanos)."O 6 pode corresponder ao S (de som similar a seis), o 7 ao C (associada aos sons fortes ca, que, qui, co, cu), o 8 ao f (que em minúscula e manuscrita se escreve parecido ao número), o 9 ao P (a letra maiúscula invertida é similar ao número) e o 0 ao Z (por seu som)", aconselha este especialista.

Assim, para lembrar um número é preciso associar cada um de seus dígitos a uma letra e com elas formar sílabas dando lugar a uma palavra: por exemplo o número-chave de um cartão eletrônico 3496 pode ser lembrado com a palavra "mariposa", (3=M, 4=R, 9=P e 6=S), e depois exagerar sua imagem, visualizando milhares de mariposas saindo do cartão.

Segundo Sanz, "isto que pode parecer complexo de início, chega a fazer-se quase de forma automática com a prática; e à medida que se confia cada vez mais na memória, mais ela melhora". Por outro lado, para que se grave na mente uma longa lista do que deve comprar no supermercado, pode-se visualizar cada elemento associado a situações disparatadas, como quebrar um ovo na testa ou esfregar alho no olhos.

Pode se imaginar com que se joga um pacote de farinha sobre a cabeça até ela ficar toda branca, que se quebra ovos na testa, que se esfrega alho no olhos, que se come um bacalhau inteiro, ou que se coloca um colar de bolachas em volta do pescoço.

"Para lembrar o nome de uma pessoa pode se associar um traço ou sinal de seu rosto (Antônio, óculos), mas também se pode recorrer ao método mais simples de repetir 3 vezes seu nome e sobrenome no transcurso da primeira conversa que se mantém com ela", sugere Sanz, que admite que "muitas vezes simplesmente nós não nos lembramos de uma coisa porque não se presta atenção a ela".

quinta-feira, agosto 27, 2009

Alimentação


Alimentação
8 lições para acabar com o pensamento gordo
Escape das vontades súbitas que surgem com o início da dieta

É só decidir encarar a dieta que você se transforma em um aficionado por qualquer tipo de prato, seja ele doce ou salgado? O comportamento é natural, segundo a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Quando não existe nenhuma restrição ou alteração alimentar, o ato de escolher os alimentos é espontâneo. Já quando se está de dieta, é preciso analisar características como tamanho das porções, qualidade nutricional e calorias fornecidas , exemplifica a especialista. (Quer começar a sua dieta? Confira o cardápio ideal para você)
O fato é que tanta preocupação pode acabar confundindo seus sentidos.
Roberta afirma que nem sempre a vontade de consumir tentações é maior, depois de dar o pontapé inicial à reeducação alimentar. É uma falsa sensação, criada pela atenção que a comida está recebendo , desaponta quem usa o desejo por certos alimentos como pretexto para não investir em um cardápio equilibrado. (Atente à compulsão alimentar)
Mas se você sofre com a irresistível vontade de se deliciar com um pratão de macarronada, seguido de uma sobremesa com muito chocolate, atente para as dicas da nutricionista, que ensina alguns truques para espantar o pensamento gordo.

Mude seus conceitos: não encare verduras, legumes e frutas como um sacrifício para emagrecer. Eles são fundamentais em uma alimentação saudável e precisam fazer parte da sua rotina alimentar. Sem contar que, devido à variedade de nutrientes que contêm, trazem diversos benefícios ao seu corpo , ressalta a especialista do Minha Vida. Além disso, existem tantas opções, que é impossível odiar todas. Alguma, certamente, agrada o seu paladar. (Passe longe da farmácia com a ajuda dos alimentos )

Direcione seu foco: está claro que você precisa estar atento a tudo que leva à boca quando está de dieta, mas isso não significa que seu pensamento deve estar totalmente voltado para a comida. Quando não estiver na hora das refeições, faça alguma coisa que te distraia, como ler um livro, ouvir música, assistir a um filme , enumera Roberta. Isso evita que você pense excessivamente nos alimentos , completa.

Previna-se das tentações: caso você ainda se sinta vulnerável diante das suas delícias preferidas, evite dar de cara com elas. Não se exponha a situações de risco , brinca a nutricionista. A solução apontada por ela é, na hora das compras, fugir das gôndolas e corredores que abrigam os alimentos tentadores, como bolachas recheadas e chocolates, por exemplo. (Montamos um roteiro completo para você não ter mais dúvidas na hora das compras )

Escape das armadilhas: você não precisa deixar de sair com seus amigos só porque eles sempre pedem sua sobremesa preferida. E também não precisa nem deve ficar chupando o dedo. Não hesite na hora da sobremesa, peça uma fruta , dá a alternativa Roberta. Se surgirem comentários descritivos das sobremesas saboreadas pela turma, mude de assunto. (Mude os 13 maus hábitos que azaram a sua dieta )

Mire no alvo: se você está pensando em matar uma das refeições principais para se esbaldar com um doce, afaste esta idéia para bem longe. Jamais pule uma refeição para compensar com um doce ou salgado muito calórico. O máximo que você consegue é, em vez de economizar calorias, se privar de diversos nutrientes, alerta a especialista. (Fuja da gelatina, sem deixar a sobremesa nem a dieta de lado )

Na dúvida, fique com o trivial: diante da variedade dos cardápios de restaurantes, opte pelos pratos mais simples, que, certamente, serão os menos calóricos. Prefira um prato de arroz, feijão, carne grelhada, legumes e verduras a uma fatia de torta ou quiche com salada e molho. Não se esqueça de trocar a mousse por uma fruta, na sobremesa, aconselha a nutricionista do Minha Vida.

Abandone o radicalismo: mude seus hábitos alimentares visando um cardápio balanceado, que favoreça sua saúde. Segundo Roberta, nenhuma restrição excessiva é saudável. Portanto, nada de pular o café-da-manhã para abusar no almoço. Planejando todas as refeições, você não chega afoito e faminto em nenhuma delas.

Pense positivo e aja da mesma forma: esqueça a idéia de que, para emagrecer, é preciso passar fome de barriga vazia, certamente você vai sentir mais vontade de devorar qualquer prato. A partir daí, mude também as suas atitudes, programando suas refeições, que devem somar cinco a seis por dia (café da manhã, almoço, jantar e pequenos lanches intermediários). (Descubra se você sabe emagrecer ). É comum as pessoas que seguem uma orientação nutricional questionarem a quantidade dos alimentos que vão ingerir, ao seguir o cardápio da dieta. Elas duvidam que irão emagrecer, comendo mais do que costumam comer , conta Roberta. Ela explica que, optando por alimentos mais saudáveis e menos calóricos, dá sim para treinar mais a mastigação, quando se está de dieta. Além disso, uma alimentação saudável permite que você consuma uma variedade maior de nutrientes.

quarta-feira, agosto 26, 2009

Alzheimer

Alzheimer-Interessantíssimo

A cada 1 minuto de tristeza perdemos a oportunidade de sermos felizes por 60 segundos.

Sobre o Alzheimer
Roberto Goldkorn é psicólogo e escritor. Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'.

Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto.

Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: “esternocleidomastóideo”.

O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.

Aliás, fico até mais tranquilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que... ', frase que me dá arrepios.

E o que fazer... Para evitarmos essas drogas?

Como?

Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida 'bandida'.

Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.

Eu não sossego enquanto não me lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.

Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: Sete de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.

Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro.

Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha?)

(Hum... Preocupante). Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.

Dicas para escapar do Alzheimer:

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.

Tente fazer um teste:

- use o relógio de pulso no braço direito;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);
- se vista de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.
A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale à pena tentar!
Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado?
Que tal começar agora enviando esta mensagem, usando o mouse com a mão esquerda?
FAÇA ESTE TESTE E PASSE ADIANTE PARA SEUS (SUAS) AMIGOS (AS).
'Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer!'

Sucesso para você!!!



terça-feira, agosto 25, 2009

Relações afetivas

Relações afetivas
Flavio Gikovate - Psicoterapeuta

Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o inicio deste milênio. As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor.

O que se busca hoje é uma relação onde exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto... Nada daquela relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.

A idéia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade está fadada a desaparecer neste século. O amor romântico muitas vezes acha que somos uma fração e precisamos encontrar a metade que nos complete. Muitas mulheres se despersonalizam... Algumas deixam até de ser elas mesmas e viram o outro!

A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso... E isso faz a diferença!

O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado. Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo...

segunda-feira, agosto 24, 2009

Receita para beleza interior


Receita para beleza interior
Autoria: Adilson Costa

Faça várias cirurgias plásticas:

Uma para corrigir o nariz empinado pelo orgulho e pela soberba.

Outra na correção da lingua venenosa e ardilosa e nos lábios que demarcam sua tristeza interior.

Drenagem linfatica para retirar o orgulho, a inveja e a ingratidão.

Diversos peelings profundos na culpa e no remorso.

Faça uma dermo esfoliação nas cicatrizes deixadas pela falta de perdão e pelo ódio, assim como no rancor envelhecido

Uma máscara facial para retirar as expressões de mágoas e ressentimentos, igualmente nas asperezas da insensibilidade no trato com as pessoas.

Depois complete com uma hidratação de sorriso e alegria;

Hidrate suas maõs todos os dias com a prática da solidariedade e da caridade.

Coloque lentes coloridas da misericórdia e da paciência, iluminando seu olhar.

Realize um implante de entusiasmo e atitude positiva.

Turbine sua humildade e o desinteresse por questões materiais.

Use botox para esticar a esperança e a fé.

Realce o cabelo com luzes da consciência tranquila e da paz de espirito; e

Finalize com uma hidromassagem, usando sais da generosidade e pétalas da tolerância, que é bom para o coração e a alma.

Obs.: Esses ingredientes não são encontrados nas melhores lojas do ramo. Estão dentro de você!

Pense nisso!

E seja feliz, muito feliz!!!




sexta-feira, agosto 21, 2009

A Importância do Entusiasmo


A Importância do Entusiasmo

Os dicionários apresentam a palavra entusiasmo como palavra de origem grega composta dos termos En Teós que na antiguidade, significava exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina.

O entusiasmo pode ser visto no vigor ou veemência, no falar ou no escrever, flama, exaltação criadora.

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano.

Entusiasmo é agir com determinação para fazer dar certo o que planejamos.

Entusiasmada é a pessoa que acredita em si, acreditam nos outros e acima de tudo no poder de Deus para capacitar o ser humano.

Só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!

Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com alguma coisa, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.

Todos conhecem pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem.

A verdade é que jamais se entusiasmarão com alguma coisa.

O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.

Gostaria de perguntar a você: Como vai seu entusiasmo pelo seu trabalho, pela sua família, pelos seus filhos, por seu país e por sua missão nesta terra.

Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: jamais sairá dessa situação.

Hoje é necessário acreditar em você, acreditar no auxílio divino para ajudá-lo a vencer, a construir o sucesso e transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo, deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida.

Você verá a diferença!

quinta-feira, agosto 20, 2009

Homem metrosexual


Metrosexual o jeito de ser do “homem metropolitano”!

Contração de heterossexual com metropolitano, no original inglês, o termo metrosexual designa o homem que vive nas grandes metrópoles, um empreendedor bem-sucedido, entre 25 e 45 anos que se preocupa com o aspecto visual, gasta para cuidar do corpo, da alma, da pele e do guarda-roupa e se interessa pelo sexo oposto.
Termo que vem se tornando corrente na mídia mundial, esses homens estão aumentando os lucros das industrias da moda e da cosmética.
Os ícones desse novo nicho de mercado andam em carros importados, vestem grife, frequentam academias e perfumarias; grande exemplo e maior ícone dessa nova geração é o jogador inglês de futebol David Beckham.
Em geral gostam de sair para dançar e curtem os locais mais badalados do momento, onde você pode encontrar vários homens bem vestidos, com cabelos atuais, corpos em dia e a pele bem tratada; você pode até confundi-los com gays, embora possuam realmente muitos amigos gays, mas eles são metrosexuais que gostam sim de mulher.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Seja...

SEJA...
Lisiê Silva

Seja Fonte!

Seja fonte de água pura e cristalina, seja água abundante para quem tem sede de amor, de carinho, de força, de apoio, de diretriz.
Se você não tem nenhum motivo para ser feliz, seja feliz por ser fonte, por ser procurado por aqueles que precisam de você.

Seja Porto!

Porto de chegada de almas cansadas, seja porto para aqueles que andam perdidos pelo mundo, e que precisam de um lugar tranquilo para descansar o fardo que carregam!
Para ser porto de chegada, abrace, afague, receba, dê boas vindas.

Seja Porto de Saída...

Saída para quem precisar partir, despedindo-se das ilusões, das dores, dos fracassos e decepções, partindo para uma vida melhor.
Para isso, ajude, apóie, converse, estenda as mãos, ouça, oriente.

Seja também Porto Seguro!

Para quem o ama e precisa de você, porto seguro para os amigos, para a família, para quem precisar.
Para ser porto seguro, esqueça o ego e pense no próximo, esqueça suas dores e amenize as dores do próximo.
Esqueça sua fraqueza e se torne forte para os outros.
Se você não tem motivos para ser feliz, seja feliz por ser porto, para receber aqueles
que procuram por você.

Seja Ponte!

Ponte que liga a vida terrena à eternidade do céu.
Para ser ponte, compreenda, perdoe e deixe as pessoas passarem por você.
Para ser ponte, esteja no fim da estrada daqueles que não encontram o caminho de volta.
Seja a passagem e não o atalho, seja o caminho livre e não o pedágio.
Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser ponte.
Ponte é união, ligação, laços de afeição.

Seja Estrada!

Estrada longa, gostosa de passear, estrada iluminada de dia pelo sol e de noite pelo luar.
Seja estrada que guia, estrada que conduz a outros caminhos.
Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser estrada,
Estrada dos peregrinos da vida que plantarão flores aos seus pés.
Seja estrada para os caminhantes do tempo que regarão as suas flores.
Seja estrada para os andarilhos do mundo, que colherão suas flores e sentirão o seu perfume.

Seja Estrela!

Seja a estrela que mais brilha no firmamento.
Seja a estrela inspiradora dos poetas, dos românticos e apaixonados.
Para ser estrela, ilumine os que cercam você... Distribua luz gratuitamente.
Seja estrela guia, estrela da sorte.
Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser estrela, porque as estrelas são soberanas e guiam os navegantes.

Seja Chuva!

Chuva que molha os corações secos, vazios de amor, de esperança, de paz.
Seja chuva que inunda os campos áridos, que molham os jardins, que dá vida a toda vegetação e faz transbordar os rios.
Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser chuva!
A chuva é sempre esperada, porque dela depende a continuidade, de toda a humanidade.

Seja Árvore!

Árvore que dá frutos para quem tem fome, que dá sombra e refresca o árduo calor dos caminhantes que seguem pela vida.
Seja árvore que aninha, que acolhe os passarinhos, que enfeita os quintais.

Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser árvore.
Ser árvore é ter raízes sólidas e profundas...
É ter braços que se alongam, que se estendem!
É produzir flores para enfeitar a alma de alguém.

Ser Árvore é ser forte e enfrentar temporais...
É ter suas folhas embalados pelo vento...
É ser molhada pela chuva, e acalentada pelo sol...
É fazer parte da criação, é ser parte de uma Estrela.



terça-feira, agosto 18, 2009

Resista

RESISTA
Um pouco mais
Ana Claudia Saldanha Jacomo

Há dias em que temos a sensação de que chegamos ao fim da linha.

Não conseguimos vislumbrar uma saída viável para os problemas que surgem em grande quantidade.

Com você não é diferente. Você também faz parte deste mundo de provas e expiações.
Desta escola chamada terra.

E já deve ter passado por um desses dias e pensado em desistir... No entanto vale a pena resistir...

Resista um pouco mais... Mesmo que as feridas latejem e que a sua coragem esteja cochilando.
Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.

Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um ímã... Mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.

Resista mais um pouco... Mesmo que os pessimistas digam para você parar... Mesmo que sua esperança esteja no fim.

Resista mais um momento... Mesmo que você não possa avistar, ainda, a linha de chegada... Mesmo que a insegurança brinque de roda à sua volta.

Resista um pouco mais... Ainda que a sua vida esteja sendo pesada na balança dos insensatos... E você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.

As dores, por mais amargas, passam...Tudo passa... A ilusão fascina, mas se desvanece... A posse agrada, porém se transfere de mãos... O poder apaixona, entretanto, transita de pessoa.

O prazer alegra, todavia é efêmero.
A glória terrestre exalta e desaparece.
O triunfador de hoje, passa, mais tarde, vencido...

Tudo, nesta vida, tem um propósito... A dor aflige, mas também passa.
A carência aturde, porém, um dia se preenche.
A debilidade física deprime, todavia, liberta das paixões.

O silêncio que entristece, leva à meditação que felicita.
A submissão aflige, entretanto fortalece o caráter.

O fracasso que espezinha... Ao mesmo tempo ensina o homem a conquistar-se.

A situação muda, como mudam as estações... O verão brinca de esconde-esconde com a brisa morna, mas cede lugar ao outono, que espalha suas tintas sobre a folhagem.

O inverno chega e, sem pedir licença, congela a brisa e derruba as folhas.

Tudo parece
SEM VIDA
SEM COR
SEM PERFUME


Será o fim?
Não!

Eis que surge a primavera e estende seus tapetes multicoloridos, espalhando perfume no ar e reverdecendo novamente a paisagem...

Assim, quando as provas lhe baterem à porta, não se deixe levar pelo desejo de desistir...

Resista um pouco mais...

Resista, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço...

E essa manhã bonita, ensolarada, sem algemas, nascerá para você em breve, desde que você resista...

Resista, porque alguém que o ama está sentado na arquibancada do tempo, torcendo muito para que você vença e ganhe o troféu que tanto deseja:

A FELICIDADE!


segunda-feira, agosto 17, 2009

Tuas flores


Tuas flores
Estação Paz

Deixa tua dureza derreter-se frente ao novo que te é dado dia após dia.

Aprende a ouvir as águas rolando nos seixos, elas trazem uma canção que o teu coração já conhece... Vê, o vento que balança as folhas das árvores é o mesmo que toca tua fronte iluminada.

Acompanha o vôo do pássaro sob o céu e sente, o teu espírito é tão livre quanto ele.
Sente o silêncio abençoado da natureza e te permite comungar com ela a quietude, a paz que vai em teu ser.

Olha tuas flores, mistura tuas cores e cria teu próprio arco-íris.
Deixa teu coração presente em tuas palavras, em tuas decisões, em teus silêncios.
Deixa a saudade vir e avisar-te de um tempo precioso, onde viveste em liberdade, em alegria, e sente, ainda é tempo de ser feliz.

Relembra tua estória, o caminho que fizeste... Quanto aprendeste, quanto mudaste e, quanto ainda há por ser feito... O tempo não pára, ele continua fiel à própria natureza.

Sê também fiel a tua e resgata tuas fontes cristalinas, tua alegria generosa, tua confiança no agora, tua dança, tua segurança em ti mesmo.
O mundo não tem outro propósito senão o de ensinar-te que és a alegria de Deus e para ti toda a criação é presente, todo amor é dado.

Descansa!

Teu jardim ainda é o mais bonito e floresce mansamente aos olhos Daquele que tem por alegria olhar, amar e cuidar de todas as tuas flores.

sexta-feira, agosto 14, 2009

Vontade de Viver


Vontade de viver
© Letícia Thompson

Nascemos independente da nossa vontade. Mas a vida é um encanto. E nos encanta.

Os primeiros risos, as primeiras flores, os primeiros amanheceres, os primeiros anos... As primeiras descobertas. Vamos desbravando a vida e enfrentando o desconhecido maravilhados.

Então vêm os primeiros nãos. As primeiras quedas, as primeiras decepções, as primeiras lágrimas que não nos impedem, nem por isso, de ir em frente.

Mas um dia o desconhecido, o inexplicável, pode tirar nossa vontade de viver. As perdas, as grandes, aquelas sem volta que, por mais alto e forte que gritemos, fazem-se de surdas. E a vida perde seu sentido...

Os amanheceres e entardeceres tornam-se uma e a mesma coisa: enfado. Nos recusamos a ver a luz do dia, o sol que brilha, a vida que palpita, os pássaros que cantam e as flores que, teimosas, continuam se abrindo em total indiferença à nossa dor.

E é preciso, nesse momento onde queremos parar mas que a vida não pára, é preciso reaprender a viver.

Não aceitamos nossas perdas irreparáveis e absurdas, mas precisamos aprender a viver com elas e apesar delas. E ver a vida com outros olhos. Talvez, reconhecer de vez nossa pequenez diante do desconhecido. E reviver. A pequenos passos, tímidos, lentos, tal qual criança que ainda não viu nada, mas com a sabedoria dos velhos que já sabem que a vida é um poço de mistérios.

E vamos assim, não importa nossa idade, desbravando novamente a vida. Vamos sorrir novamente. Ver a luz do dia, olhar nos olhos dos que ficaram e que estiveram do nosso lado mesmo quando estivemos temporariamente cegos a tudo o mais. Ver as flores, que nunca desistiram de viver e experimentar o dia-a-dia, novos gostos dessa nova vida que se oferece a nós.

Tudo pode ter um fim. Mas todo fim pode ser o início de um recomeço. E a vida continua linda. E Deus sabe do que precisamos para nos pôr de pé e Ele nos guia, se nos abandonamos a Ele nessa nova chance de recomeçar.




quinta-feira, agosto 13, 2009

Dores da Alma

Dores da Alma
Paulo Roberto Gaefke

As dores da alma não deixam recados, imprimem uma sentença que perdura pelos anos.

Um amor que acabou mal resolvido... Um emprego que se perdeu inexplicavelmente... Um casamento que mal começou e já terminou...Uma amizade que acabou com traição... Tudo vai deixando sinais, marcas profundas...

Precisamos trabalhar as dores da alma, para que sirvam apenas de aprendizado,
extraindo delas a capacidade de nos fortalecermos... Aprendendo que o melhor de nós, ainda está em nós mesmos... Que amando-nos incondicionalmente descobrimos a auto-estima...

Que se deixarmos seguir o caminho da dor e da lamentação, iremos buraco abaixo no caminho da depressão.
As dores da alma não saem no jornal, não viram capa de revista...

E só quem sente, pode avaliar o estrago que elas causam.

Como não existe vacina para amores mal resolvidos, nem para decepções diárias, o que vale é a prevenção... Então... Ame-se para amar e ser verdadeiramente amado.

Sorria para que o mundo seja mais gentil!
Dedique-se para que as falhas sejam pequenas...
Não se compare, você é único!
Repare nas pequenas coisas, mas cuidado com as grandes que as vezes estão bem diante do nosso nariz e não enxergamos...

Sonhe, pois o sonho é o combustível da realização.
Tenha amigos e seja o melhor amigo de todos.
Apaixone-se pela vida e por tudo o que é seu!
Sinta o seu cheiro e acredite em seu poder de sedução...

Estimule-se, contagie o mundo com o seu melhor...

Creia em Deus pois sem Ele não há razão em nada!
E tenha sempre a absoluta certeza de que, depois da forte tempestade, o arco-íris vai surgir e o sol vai brilhar ainda mais forte.

quarta-feira, agosto 12, 2009

Acorde pra vencer

Acorde pra vencer

A mensagem positiva logo de manhã é um estimulo que pode mudar o seu humor, fortalecendo sua autoconfiança.
Com este pensamento positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos.
Não deixe, portanto que nada afete seu espírito. Envolva-se pela música, ouça, cante e comece a sorrir mais cedo.
Ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia.
O bom humor é contagiante espalhe-o, fale de coisas boas, de saúde de sonhos, de amor. Não se lamente!
Ajude as outras pessoas a perceberem o que há de bom dentro de si.
Não viva emoção morna ou vazia. Cultive seu interior.
Extraia o máximo de pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repensem os valores e dê a chance de crescer e ser mais feliz.
Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação.
Mude, opine, ame o que faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da missão cumprida. Lembre-se de que nem todos têm a mesma oportunidade.
Pense no melhor, trabalhe pelo melhor espere o melhor.
Transforme seus movimentos em oportunidades. Veja o lado positivo das coisas e assim tornará seu otimismo uma realidade.
Não inveje. Admire! Sinta entusiasmo com o sucesso alheio, como seria com o seu próprio.
Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que lhe está faltando para chegar lá.
Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo suas habilidades e seu talento. Só assim não terá tempo de criticar os outros.
Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito dos seus problemas e não se deixe abater por eles.
Tenha fé e energia, acredite! Você pode tudo que quiser.
Perdoe!
Seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e FELIZ para permitir momentos felizes.
Não viva só para o trabalho. Tenha outras atividades paralelas como esportes, leituras, cultivar amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos à vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações.
Finalmente, ria das coisas à sua volta, de seus problemas, de seus erros ria da vida.
E... Ame. Antes de tudo, a você mesmo!
SORRIA!
POIS COMEÇAMOS A SER FELIZES QUANDO SOMOS CAPAZES DE RIR DA GENTE MESMO!


terça-feira, agosto 11, 2009

Sobre a imaginação


SOBRE A IMAGINAÇÃO
Taniguchi Masaharu

O PODER DA IMAGINAÇÃO É MAIS FORTE QUE O DA VONTADE

O “Quero ficar curado” é a Vontade!
O “Serei curado” é a Fé ou o Poder da Imaginação.

A “Vontade” sozinha não consegue concretizar o desejo de ser curado, mas a “Fé” ou a “Imaginação” de quando se diz: “Serei curado!” concretiza a cura a coisa almejada não se concretiza quando a “Vontade” e o “Poder da imaginação” estão fora de sincronismo.

A tentativa de dominar pela força da vontade um pensamento contrário, só servirá para aumentar e fortalecer ainda mais o pensamento que se deseja dominar.

O PENSAMENTO É CRIADOR!

Se você conhecer a verdade de que o pensamento é criador e que somente a idéia tem existência real, você deverá ter consciência de que o seu pensamento é uma arma poderosa e mais eficaz do que qualquer outro tipo de arma

Assim sendo, jamais deverá ter pensamentos vis ou incorretos e tampouco deverá pensar em infelicidade, desgraça, doença, conflito ou desarmonia.

O seu pensamento deverá ser elevado, puro e sadio, pensando sempre na felicidade, saúde, prosperidade, harmonia e paz.
Saiba que o seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos e não por alguma força material de fora.

O seu pensamento é aparecimento, no seu corpo e no seu meio ambiente, de tudo aquilo que você pensou.

Torne o seu pensamento mais elevado, mais puro, mais belo e mais próspero.

segunda-feira, agosto 10, 2009

Vida Abundante

Vida Abundante
Jennifer Hoffman
Tradução: Virginia Martinez Dammroze
Fonte:
www.luzdegaia.org

Todos nós queremos abundância em nossa vida - queremos ter muito dinheiro, amor, sucesso e felicidade.

Se não tivermos tudo isso acreditamos que a abundância não está presente.
Isso ocorre porque temos a tendência em descrever o "bom" em nossa vida como abundância e o "mal" como falta de algo.
Desta forma acreditamos que se tivermos dinheiro, amor, sucesso e diversão
então teremos abundância.

E se não tivermos essas coisas então não temos abundância ou temos carências.

Mas isso é errado.
Nós existimos em estado de abundância todo o tempo.

Se temos ou não o que queremos, sempre temos abundância
em qualquer área de nossa vida.

Nossa tendência de colocar abundância e coisas boas juntas em nossa vida é o que nos ilude, por pensarmos que não somos capazes de manifestar o que queremos
ou que não estamos sendo abençoados quando olhamos para nossas vidas
e vemos somente problemas ou falta das coisas.

Se mudarmos nossa definição de abundância de "bens" para simplesmente ter em grande quantidade, podemos ver duas coisas: onde temos abundância e o que temos em abundância.

Teremos então a informação do que precisamos para manifestar o que realmente queremos.

Com uma nova definição de abundância podemos olhar para nossa vida
de forma bem diferente.

São aquelas as áreas de sua vida com as quais você não tem felicidade?
Então o que você tem é abundância de insatisfação.

Você tem poucos amigos e não tem um círculo social?
Então o que você tem é abundância de solidão.

Você não tem recursos financeiros suficientes?
Então o que você tem é abundância de necessidades.

Você gostaria de ter começado um novo caminho em sua vida mas não tem dado o primeiro passo?
Então o que você tem é abundância de receios e dúvidas.

Quando temos muitas coisas das quais não gostamos em nossas vidas, por exemplo, dificuldade de relacionamentos, um emprego sem realizações, dinheiro insuficiente, problemas com a família ou amigos, nós achamos que não temos abundância.

Nós temos sim, abundância em muitas coisas que não gostamos.

Quem é o responsável por isso?
Uma pista, não é o Universo.
O Universo simplesmente responde ao que pedimos.

O que pedimos não é julgado ou sequer nos lembra que o que estamos pedindo são coisas que não vão fazer-nos felizes.

Por que nós intencionalmente manifestaríamos o que não gostamos?

Há várias razões para isso, o hábito, o receio, dúvida, lições cármicas, ou nossas próprias crenças sobre quanta felicidade, sucesso, saúde ou amor merecemos.

Isso sozinho é a razão pela qual temos abundância das coisas que não nos trazem diversão, paz, sucesso e amor.

O Universo nos dá o que pedimos, nem mais nem menos.

Uma vez que saibamos onde está a abundância, então poderemos começar a concentrar-nos em criar abundância das coisas que queremos e concentrar-nos menos no que não queremos

Transformar o que atraímos para nós mesmos é tão simples quanto prestar atenção no que estamos pedindo, como estamos pedindo e o que acreditamos sobre nós mesmos e o que merecemos.

Enquanto estivermos, ainda que sem a intenção, dizendo ao Universo "Eu quero um emprego sem realizações", nossa crença de que não seremos felizes com um emprego ou não encontrarmos um que nos realize ou até mesmo um que nos pague o que acreditarmos sermos merecedores será o suficiente para criar um emprego sem realizações.

Pedir pelo que nós queremos não é o suficiente!
Nós realmente acreditamos que podemos ter o que queremos e que somos merecedores disso?

Se não for assim nunca chegaremos a ter aquilo que realmente nos satisfaça..
Tudo o que pensarmos, dissermos e fizermos afetará o que atrairmos em nossas vidas.

Nossos pensamentos tem apenas a energia que tem as nossas palavras!

Se dissermos que queremos um companheiro amoroso mas não acreditarmos que um dia ele virá em nossa vida, não poderemos surpreender-nos por estarmos sozinhos dia após dia, mês e ano.

Modificar nossas crenças sobre o que merecemos é uma das coisas mais difíceis de fazer.

Isso exige uma vigilância constante de nossos pensamentos e palavras.

Devemos fazer um esforço genuíno para lembrar que somos poderosos, seres espirituais divinos que tem a habilidade de criar o que quer que queiramos.

Qualquer coisa que frequentemente esteja em nossa vida é resultado de alguma coisa pela qual pedimos, mesmo tendo sido desejada consciente ou inconscientemente,
acreditamos que merecíamos e continuaremos a manifestá-lo até que realmente nos transformemos.

O que você tem em abundância em sua vida? Isso flui sem percalços e você está feliz
com todos os aspectos de sua realidade?

Se não estiver, lembre-se de que você criou a abundância, Você está apenas insatisfeito com ela.

Uma vez que você entenda isso, poderá concentrar-se em sua manifestação de esforços
e criar abundância do que traz sucesso a você, diversão, amor e paz.

Conduza seus pensamentos e palavras, reveja suas crenças.
E modifique aquilo que o está limitando, tome uma atitude quando a porta se abrir
e as oportunidades se apresentarem E caminhe para seu poder.

Crie abundância nas coisas que o fazem feliz para agradecer a cada novo dia
E viva a vida dos seus sonhos.

É dentro de sua força que se encontra a abundância!

Use-a para criar uma abundância de contentamentos e bênçãos.


sexta-feira, agosto 07, 2009

A Soma dos Talentos

A Soma dos Talentos
Michel Quoist

Se a nota dissesse:

Não é uma nota
que faz uma música.
...não haveria sinfonia.

Se a palavra dissesse:

Não é uma palavra
que pode fazer uma página.
...não haveria livro.

Se a pedra dissesse:

Não é uma pedra
que pode montar uma parede.

...não haveria casa.

Se a gota dissesse:

Não é uma gota
que pode fazer um rio.
...não haveria oceano.

Se o grão de trigo dissesse:

Não é um grão de trigo
que pode semear um campo.
...não haveria colheita.

Se o homem dissesse:

Não é um gesto de amor
que pode salvar a humanidade,
jamais haveria justiça e paz,
dignidade e felicidade
na terra dos homens.


Como a sinfonia
precisa de cada nota.

Como o livro
precisa de cada palavra.

Como a casa
precisa de cada pedra.

Como o oceano precisa
de cada gota de água.

Como a colheita precisa
de cada grão de trigo.

A humanidade inteira precisa de ti, pois onde estiveres, és único e portanto, insubstituível.

quinta-feira, agosto 06, 2009

Ser feliz... Coragem mulher!!!


Ser Feliz

Você pode ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá à falência.
Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.

Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz, não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz ... Não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios.
Ser feliz não é uma obra do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da Própria história.

Ser feliz... É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma e agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
É não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesma.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
É beijar o marido, os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem...
Ser feliz ...É deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei".
É ter ousadia para dizer "me perdoe”!
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você".
É ter capacidade de dizer "eu te amo".

Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz...
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo, pois assim você será cada vez mais apaixonada pela vida.
E descobrirá que...

Ser feliz... Não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância, usar as perdas para refinar a paciência, usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer, usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesma!!!
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível.
E você é uma mulher especial !!!

Repasse apenas às mulheres que você admira...

quarta-feira, agosto 05, 2009

Alimentos x Envelhecimento

Os Dez Alimentos que Combatem o Envelhecimento Precoce
1. Maçã
2. Aveia
3. Alho
4. Soja
5. Azeite de oliva
6. Tomate
7. Castanha-do-pará
8. Iogurte
9. Semente de linhaça
10.Uva

1.MAÇÃ
Estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de maçãs ajuda a retardar o envelhecimento pele, protegendo-a dos raios solares.
A fruta é rica em fibras e vitamina C, reduz risco de câncer e torna o sistema imunológico mais jovem, pois possui flavonóides e polifenóis.
Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, garante que, para prevenir o câncer, uma maçã pequena e com casca tem o mesmo poder de arrasar os temidos radicais livres que 30 copos de suco de laranja (63 calorias em cem gramas).
A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

2.AVEIA
De todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. Ela ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. A quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.
A aveia previne doenças cardiovasculares por seus efeitos sobre o colesterol, a arteriosclerose, o envelhecimento dos tecidos, a hipertensão arterial e por seus efeitos como antiinflamatório. Para os dentes, combate as cáries. Melhora a concentração e o esgotamento mental. É útil em enxaquecas, insônia, hiperatividade e ansiedade.
Indicada para controle de diabetes, como estabilizadora do nível de açúcar no sangue, porque estimula a atividade do pâncreas, e também como fonte de energia para assimilação lenta e de fibras.
3.ALHO
Um estudo realizado na Alemanha, chegou à conclusão de que 1 grama de alho consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias.
Pesquisas recentes mostram que alguns de seus componentes, como a alicina (substância responsável pelo sabor e odor), inibem uma bactéria que causa a
úlcera e que tem sido apontada como precursora do câncer gástrico.
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL.
Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a
pressão arterial).
Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo.
Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer.

4.SOJA
A soja é reconhecidamente o alimento que tem maior teor protéico.
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%.
Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).
As substancias presentes na soja atuam devido ao fato de que a leguminosa é rica em isoflavonas. É um fitoestrôgenio, pois imita o estrógeno (hormônio sexual feminino). Quando elas entram no organismo da mulher na menopausa, são capturadas pela mesma proteína que carrega o hormônio estrógeno. Essa proteína leva as isoflavonas até o receptor do estrógeno, onde elas irão atuar como o hormônio, fazendo o papel dele no corpo da mulher.
Consumida três vezes por semana a partir dos 25 anos, ajuda as mulheres a manterem os níveis de hormônio regulares depois da menopausa.

5.AZEITE DE OLIVA
Evitar todos os óleos vegetais parcialmente hidrogenados reduzirá sua idade verdadeira em 2,7 anos.
Azeites com baixa acidez (de até 0,8%) são chamados de extravirgem e são os de maior qualidade. Para ter essa característica, não podem passar por processos térmicos ou químicos. Sua extração é feita a frio, a temperaturas inferiores a 27ºC, de maneira a conservar melhor aroma e sabor.
Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos; acelera as funções metabólicas.
Azeite extra virgem tem muitos antioxidantes anticancerígenos: ômega 3 e esqualeno (que é um composto que previne câncer de cólon).
Extra virgem significa que o nível de acidez é menor que 1%, vindo da primeira prensagem das azeitonas, que foram processadas a frio
(processo que preserva os nutrientes e matém o sabor). Quanto mais escuro,
mais o sabor é acentuado.
Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração e aumenta o
HDL.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa). Cada grama de azeite tem 9 calorias. 1 colher de sopa tem 125 calorias.
Não usar o Extra Virgem em frituras, perde as propriedades.... usado na comida, acrescente depois da comida pronta...use o Azeite de Oliva Extra Virgem em saladas e pratos frios, não cozinhe com ele!!!! Use o azeite de
arroz ou colza para cozinhar....

6.TOMATE
Devemos comer o ano inteiro. Diminui 40% de câncer de esôfago, se você comer apenas um tomate por semana. Um tomate cru de tamanho médio contém somente 25 calorias.
Tem licopeno, retarda envelhecimento das células da próstata. O cozimento do tomate facilita a absorção do licopeno pelo corpo, portanto o molho de tomate cozido é melhor do que o tomate cru. Coloque azeite de oliva no tomate, para absorver melhor o licopeno. Se for beber suco de tomate coma alguma nozes antes (gordura), pois facilita a absorção do licopeno.
10 colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir em 50% o risco de ocorrência de 11 tipos de câncer. Além de ser uma boa fonte de vitamina C, o tomate é ideal para quem quer perder peso, pois contém poucas calorias. 0 tomate funciona como antitóxico e laxante e ajuda o organismo a combater infecções. Além disso, é um excelente depurador do sangue. Também é rico em sais minerais, tais como: potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro.
Nunca compre tomates com manchas escuras, partes podres ou emboloradas.
Nem compre os verdes, que amadurecem fora do pé, pois eles têm menos vitaminas que os maduros. Escolha sempre os bem vermelhos, firmes e com a casca lisa. Auxilia na prevenção do câncer de próstata. Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

7.CASTANHA-DO-PARÁ
Auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA. Ao ingerir cinco ou seis nozes antes da refeição, você se sente saciado mais rápido e por mais tempo. As mulheres ficarão 3,4 anos mais jovens e os homens, 4,4 anos.
Ela é fonte de vitamina E selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), previne câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide, fortalece a imunidade, reduz a toxidade de metais pesados e age no combate aos radicais livres.
Apenas uma noz é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio no organismo humano.
A castanha-do-pará, por exemplo, já ficou famosa por seu alto teor de selênio, mineral que atua no equilíbrio da tireóide (evitando oscilações de peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a
ação dos radicais livres.

8.IOGURTE
O iogurte semi ou desnatado tem mais cálcio por porção do que qualquer outro laticínio. É também uma importante fonte de proteínas, zinco e vitaminas A e do complexo B.
O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas à saúde) por mililitro.Além de equilibrar a microflora intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, prevenindo infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, aumentam a absorção de cálcio pelo organismo, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das
crianças. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras.
Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo-.
A quantidade de cálcio diária ideal para ser ingerida é de 1000 a 1200 mg ao dia após a menopausa. Um (1)copo de iogurte tem aproximadamente 300
mg de cálcio. Calorias: 90.

9.SEMENTE DE LINHAÇA
Diversos estudos indicam que a linhaça é uma das principais fontes de ácidos graxos do tipo ômega 3. Trabalhos científicos já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem metade, ou seja, 30%. Portanto> é uma ótima opção para quem não gosta de peixe ou não pode ter acesso a ele e pretende obter a proteção daquele óleo que é fundamental à nossa saúde.
O ômega 3 é protetor contra as doenças cardiovasculares, pressão alta, trombose, desenvolvimento e crescimento das crianças, doenças auto-imunes, diminui o colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e, inclusive, melhora o ressecamento da lágrima. Pode também ativar o metabolismo, auxiliando a combater a obesidade.
Aumenta a imunidade devido ao alto poder antioxidante; previne câncer de mama e próstata.
O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides devendo ser consumidos de preferência diariamente, no café da manhã. Estudos recentes atribuem à linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa.
Para diminuir o colesterol ruim (LDL), sintomas de TPM e menopausa, consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada sobre os alimentos.
A semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. A semente de linhaça protege e evita a formação de tumores, pois contém 27 componentes anticancerígenos um deles é a LIGNINA (fitoesteróides), substância que imita o estrógeno. Contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até hoje tem esta quantidade de lignina. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a
precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.

10. UVA
Tem muitas fibras e tem resveratrol, flavonóide da casca da uva, que deixa sistema imunológico e as artérias mais jovens, reduzindo câncer, derrame, perda da memória e doenças cardíacas. O resveratrol também sendo relacionado com a inibição da carcinogênese.
Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: Além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce.
A uva vermelha ou preta, presente no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Tanto a casca quanto a semente da uva, utilizadas na fabricação do vinho, possuem substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis, poderosos aliados no combate aos radicais livres.

terça-feira, agosto 04, 2009

Tabagismo


O que é Tabagismo
Dr. Alessandro Loiola – Clinico Geral

Não se iluda: o tabagismo é doença, sim. E precisa tratamento. No Brasil, esses pacientes representam 22% da população. No mundo, estima-se mais de um bilhão de pessoas fumem. O fato é que o vício, apesar de não ter restrições legais, está por trás de muitos casos de infarto, derrame, enfisema de pulmão e tumores. Com apenas quatro cigarros por dia, seu risco de ter um infarto já dispara e diminuir essa quantidade não refresca a situação. Metade dos fumantes vai morrer em decorrência do vício, o que significa 3,5 milhões de mortes no mundo a cada ano ou cerca de dez mil por dia.


O problema é que as doenças relacionadas ao cigarro podem demorar mais de 20 anos para se manifestar, explicando, em parte, por que muitos fumantes simplesmente não querem parar. Eles têm a falsa ilusão de que se trata de um problema futuro. Ledo engano: a cada tragada, o organismo já sente as conseqüências das mais de quatro mil substâncias tóxicas que o cigarro tem e parar, depois de tantos anos, é uma tarefa hercúlea.

Por que eu fumo?

A maioria das pessoas não pensa nos motivos que as levam a fumar. Mas descobrir as razões e os momentos que o fazem fumar podem lhe ajudar a escolher uma estratégia mais eficaz para acabar com o vício. Você pode fumar por inúmeras razões:

Para aliviar a tensão, especialmente depois de discussões ou durante momentos de stress, quando você fica bravo ou contrariado
Para controlar o peso, ou porque você quer mantê-lo baixo ou porque você tem medo de engordar ao parar de fumar
Pelas sensações que o fumo proporciona a você. Seja para animá-lo, melhorar sua concentração ou dar mais energia
Para se enturmar ao reunir seus amigos

Por que crianças e adolescentes fumam?
Muitas crianças e adolescentes fumam porque seus amigos fumam. Filmes e programas de televisão podem fazer o tabaco se tornar algo cheio de glamour e atraente. Adolescentes, principalmente as meninas, freqüentemente fumam para controlar o peso. Jovens podem pensar que ao fumar vão parecer mais maduros e independentes para seus colegas. Ou até para se rebelar contra os pais. Crianças e adolescentes estão mais propensos a fumar se os pais fumam. Este é bom motivo para você que é pai ou mãe largar o vício do fumo.



segunda-feira, agosto 03, 2009

Vampiros


Vampiros
(texto de Martha Medeiros)

"Eu não acredito em gnomos”. Eu não acredito em gnomos ou duendes, mas vampiros existem. Fiquem ligado, eles podem estar numa sala de bate-papo virtual, no balcão de um bar, no estacionamento de um shopping. Vampiros e vampiros aproximam-se com uma conversa fiada, pedem seu telefone, ligam no outro dia, convidam para um cinema. Quando você menos espera, está entregando a eles seu rico pescoçinho e mais. Este "mais" você vai acabar descobrindo o que é com o tempo.

Vampiros tratam você muito bem, tem muita cultura, presença de espírito e conhecimento da vida. Você fica certo que conheceu uma pessoa especial. Custa a se dar conta de que eles são vampiros, parece gente. Até que começam a sugar você. Sugam todinho o seu amor, sugam sua confiança, sugam sua tolerância, sugam sua fé, sugam seu tempo, sugam suas ilusões. Vampiros deixam você murchinha, chupam até a última gota. Um belo dia você descobre que nunca recebeu nada em troca, que amou pelos dois, que foi sempre um ombro amigo, que sempre esteve à disposição, e sofreu tão solitariamente que hoje se encontra aí, mais carniça do que carne.

Esta é uma historinha de terror que se repete ano após ano, por séculos.
Relações vampirescas: o morcegão surge com uma carinha de fome e cansaço, como se não tivesse dormido a noite toda, e você se oferece para uma conversa, um abraço, uma força. Aí ele se revitaliza e bate as asinhas. Acontece em São Paulo, Manaus, Recife, Florianópolis, em todo lugar, não só na Transilvânia. E ocorre também entre amigos, entre colegas de trabalho, entre familiares, não só nas relações de amor.

Doe sangue para hospitais. Dê seu sangue por um projeto de vida, por um sonho. “Mas não doe para aqueles que sempre, sempre, sempre vão lhe pedir mais e lhe retribuir jamais.”