sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Cabelos brancos


O exemplo da China em respeitar os cabelos brancos
No Oriente, fios grisalhos representam pessoas sábias
Por Minha Vida

Uma das cenas mais marcantes na cerimônia de abertura em Pequim, no dia 08-08-08, foi a imagem dos oito atletas chineses, seis deles com os cabelos brancos, desfilando altivos, quase ao final do espetáculo, segurando o estandarte olímpico, antes do grande momento de ser acesa a chama, também por um senhor de cabelos brancos, o ex-ginasta Li Ning, três medalhas de ouro em Los Angeles (1984 ).

No oriente, quanto mais idosa a pessoa, mais reverenciada é, pela sua sabedoria e experiência acumuladas durante a vida. Ao contrário dos orientais, nossa civilização ocidental valoriza a juventude e procura esconder qualquer fio de cabelo branco com tinturas das mais variadas . Aqui, chega-se a achar que fio de cabelo branco é fio doente.

Então, vamos esclarecer tudo sobre o tema: O cabelo branco aparece porque ocorre um fenômeno anatômico chamado apoptose, que é a morte celular programada, do melanocito (célula que produz a melanina, pigmento que dá a cor aos pêlos e a pele). Como os cabelos brancos são mais espessos, demoram mais a cair, dando a impressão de que os cabelos ficaram mais brancos.

Ao contrário do que muitos pensam, não é o estresse que desencadeia o processo de embranquecimento dos fios de cabelos. O estresse, apenas contribui para que os cabelos caiam mais depressa A estrutura do fio branco costuma ser diferente, mas nem por isso é um fio de cabelo doente. Apenas os grânulos e pigmento que antes davam cor aos cabelos são substituídos, inicialmente por bolhas de ar, fazendo com que os fios fiquem mais grossos. Depois de um tempo eles voltam a ficar da espessura normal.

Não podemos fixar com exatidão a partir de que idade começam a aparecer. O início da apoptose é determinado geneticamente e isso depende de alguns fatores. Há famílias onde temos pessoas que, com menos de 18 anos, ficam com os cabelos brancos. Do ponto de vista racial, os brancos ficam com os cabelos brancos entre 35 e 45, os amarelos entre 45 e 55 e os negros a partir dos 55 anos.

Em pessoas muito jovens, com cabelo branco precoce, a causa quase sempre é genética. Deve-se buscar alguma alteração metabólica no sentido nutricional. A baixa ingestão de cobre pode levar a um embranquecimento precoce dos cabelos, mas isso é raro. Alimentos que contém cobre são os frutos do mar e o chocolate amargo. Uma dieta equilibrada, com frutos do mar uma vez por semana, pode ajudar. Dosar o cobre no sangue e repor quando necessário.

Não adianta arrancar, porém não é verdade que cada um que se arranca nascem 7 no lugar! Nos EUA existe uma pesquisa (a empresa chama-se Anti-cancer Inc, da Califórnia) que desenvolve um gel que promete devolver a cor aos cabelos, sem ser tintura. O nome do produto ainda não comercializado - é gene juice (suco de gens); mas, ainda é apenas uma promessa. Até o momento a tintura é o único remédio para cobri-los. Para quem, como os atletas chineses, prefere não pintá-los, há xampus especiais para cabelos brancos, que protegem contra o amarelamento e os mantêm mais brancos.

Dr. Valcinir Bedin é dermatologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética - Regional São Paulo e Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. Para mais informações, acesse: www.drbedin.com.br

3 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Tomara que esse produto novo chegue logo ao mercado, não tolero o cheiro de tinta, por mim deixava ele ficar bco mas o pessoal de casa fica no meu pé pra pintar.

beijooo.

Tonia Albuquerque disse...

Amiga, já uso natural a algum tempo e estou adorando.

Bjão

Anônimo disse...

Eu estou pensando de assumir o natural,tenho 41 anos meu cabelo esta bem grisalho, será que vou me acostumar.