terça-feira, abril 20, 2010

VideoGame



Videogame pode ser usado contra agressividade
Jogos de lógica e cooperação estimulam atitudes mais calmas

A despeito da fama negativa que o videogame tem acumulado, duas pesquisas recentes apontam que os jogos eletrônicos podem ser usados para diluir a agressividade. Com publicação prevista para junho na Revista de Psicologia Experimental, nos Estados Unidos, as pesquisas indicam que testar as habilidades motoras e de raciocínio em jogos violentos, de fato, aumenta a agressividade.

Mas, felizmente, o contrário também é verdade. Quem passa o tempo brincando com jogos que estimulam a cooperação e a lógica apresenta um comportamento mais amistoso e colaborativo. Não apenas as atitudes ficam mais calmas, como os pensamentos assumem características mais tranqüilas.

Na conclusão, os responsáveis pelos dois estudos indicam que os efeitos do videogame sobre os seres humanos são semelhantes aos de outros estímulos visuais, como a televisão e o cinema, sem haver tanto motivo para demonizar o aparelho que atrai atenções de todas as idades, hoje em dia. "As crianças mostram o quanto o exemplo e a convivência interferem no nosso dia-a-dia", afirma a pediatra Fátima Parente. "Se elas presenciam gestos violentos, tendem a agir com agressividade. Na idade adulta, isso é mais sutil de se notar, porque a quantidade de estímulos que recebemos é maior e a personalidade tem aspectos mais firmes. Mas também acontece".

Nenhum comentário: