quarta-feira, outubro 19, 2011

Beleza desenhada



BELEZA DESENHADA
Por Marisa Abel

Realçar a beleza dos olhos, da boca e das sobrancelhas ou corrigir pequenas imperfeições nestes pontos da face podem ser feitos com técnicas do mercado estético. Saiba o que é micropigmentação e para que serve

Arte de introduzir cor na pele, a micropigmentação (chamada anteriormente de maquiagem definitiva) vem ganhando espaço no mercado estético, e ter aquela sobrancelha bem desenhada, lábios maiores e olhos mais definidos e com mais cor deixou de ser apenas uma questão de genética.

Vanda Regina da Costa, coordenadora técnica da rede Jacques Janine e responsável nas unidades, informam que o termo maquiagem definitiva não é usado mais porque a fixação da cor e do desenho é na camada mais superficial da pele. O termo correto é micropigmentação, que deve ser retocada a cada 2 anos, em média, para manter a forma e a intensidade da cor escolhida.

A técnica pode ser usada tanto para corrigir imperfeições causadas por algum dano à pele quanto por vaidade, o importante é estar 100% seguro da utilização desse procedimento.

Para a aplicação ficar natural e esteticamente bonita, a profa. Catarina Silva, do Curso Superior de Maquiagem Profissional da Universidade Anhembi Morumbi, diz que o profissional especializado deve escolher a cor da pele, sobrancelha ou dos olhos de acordo com o tom da pele, esquecendo a versão branca, negra ou parda. “Na realidade, somos azulados, esverdeados, amarelados, acinzentados ou rosados, por isso é tão importante a escolha do pigmento correto, para não se ficar com uma sobrancelha azulou vermelha com o passar do tempo.”

Catarina diz que, para a realização da técnica, é feito um estudo com a cliente para a escolha mais indicada não só para seu rosto, mas também ao seu estilo de vida, ou à profissão que ela exerce; a sobrancelha jamais deverá ser do tamanho de uma natural, pois ficaria extremamente artificial e pesada. “Fazemos um desenho com lápis para simularmos a definitiva e, de comum acordo com a cliente, executamos o serviço de uma forma mais superficial, avisando a mesma que haverá um retorno no prazo máximo de 1 mês e só aí realizaremos o trabalho que durará 2 ou 3 anos. O mesmo procedimento é feito para olhos e boca.”

Vanda Regina recomenda a técnica nas sobrancelhas para quem tem poucos pêlos, falhas ou formato indefinido. A profissional em estética Marilia Diamantino recomenda a micropigmentação a todas as pessoas que quiserem destacar e valorizar a região de sobrancelhas, olhos e lábios, exceto GESTANTES, DIABÉTICOS, paciente com NEOPLASIA.

REVERSÃO

Marilia Diamantino informa que, se a cliente não ficar satisfeita com o resultado, há a possibilidade de fazer uma “camuflagem” com pigmento cor de pele ou neutralizador, ou ainda optar pro uma remoção a laser, que às vezes tem uma resposta satisfatória.

Henrique Trajano da Silva Neto – da Universidade Anhembi Morumbi e diretor de Marketing da Ecco Fibras e Dispositivos e especialista em Laserterapia – diz que “hoje em dia, temos no mercado opções de retirada até de tatuagem com laser, por exemplo, mas a micropigmentação, se benfeita, durará apenas 2 ou 3 anos, não necessitando de remoção”.

Nenhum comentário: