quarta-feira, outubro 05, 2011

Qual o momento certo de parar?



QUAL É O MOMENTO CERTO DE PARAR?
Por Maria Helena Bellini

A aposentadoria não precisa significar necessariamente o fim de um ciclo, mas sim o início de um novo, repleto de oportunidades profissionais

Existem pessoas que jamais se aposentam. Foi o caso do jornalista Roberto Marinho que, no momento de se retirar de campo, para me apropriar de um jargão do futebol, iniciou uma nova empreitada como a fundação das Organizações Globo. Hebe Camargo, aos 81 anos, está plena de saúde e disposição com a estréia de seu programa em nova emissora. Afinal, a expectativa de vida no Brasil aumentou e, com os avanços da medicina e da tecnologia, é possível viver mais com boa saúde e lucidez.

MUDANÇAS POR TODOS OS LADOS

Que o aposentar-se é um momento de alteração nos aspectos sociais e emocionais, todos concordam e a repercussão poderá ser positiva ou negativa de acordo com os significados que lhe são atribuídos, isto é, conforme o indivíduo a encara, pois há diferenças nesse processo que variam de pessoa para pessoa. Segunda a psicóloga, mestranda em Psicologia Experimental pela Universidade São Paulo e membro da Academy of Cognitive Therapy e da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, Suara Bastos, esse é um momento que pode trazer sentimentos contraditórios entre a vontade de ter mais tempo livre e o medo do tédio e da instabilidade financeira. “Infelizmente, em nossa sociedade, a palavra ‘aposentado’ ainda está relacionada ao ócio, a alguém inútil, eu não faz nada o dia todo. Esse paradgma deve ser quebrado. Pois essa fase não deve significar inatividade, mas sim ser encarada como um momento que possibilita uma revisão de vontades, desejos, valores e expectativas quanto à reestruturação na vida do indivíduo.”

SEGUNDA CARREIRA

Mesmo se o aposentado já estiver com sua independência financeira estabelecida, o momento não pode ser sinônimo de ficar assistindo à novela da tarde ou de passar horas jogando dominó na praça. Claro que se pode fazer isso também, porém o pessoal da melhor idade acredita que a vida é boa demais e muitos adoram continuar trabalhando após a aposentadoria. Para Suara, entre os benefícios emocionais, estão a manutenção da autoconfiança e da autoestima que são fundamentais para o bem-estar de qualquer indivíduo. “É aconselhável que se comece algo paralelo ainda quando se está trabalhando, para que se possa corrigir a rota, fazendo as adaptações necessárias caso esta não dê resultado ou prazer”, ressalta.

Foi o que aconteceu com Paulo Ambrósio que, ao se aposentar como economista de um grande banco, percebeu que a filha caçula, Mariella, a qual acabara de se formar em Odontologia com especialização em próteses dentarias, encontrava imensa dificuldade em achar um bom protético como parceiro profissional. Não deve dúvidas, se inscreveu em um curso técnico e atualmente trabalha lado a lado com ela. “Essa minha nova função me traz enorme prazer, pois trabalho feliz, ao lado de quem amo e juntos também proporcionamos alegria aos pacientes, pois eles saem por aí exibindo um belo sorriso”, declara Paulo.

A psicóloga confirma que “uma mente produtiva e ocupada com atividades prazerosas é essencial em qualquer idade e sob qualquer condição”.

PLANEJAMENTO

Muitas pessoas se aposentam, mas não têm como parar de trabalhar por conta do baixo valor que recebem do sistema previdenciário. Portanto, assumir o controle de seu próprio destino mais cedo é vital para se ter uma vida mais saudável e tranqüila. “Como essa fase provoca mudanças e pode gerar ansiedades no indivíduo, é fundamental que seja planejada antecipadamente, a fim de minimizar os efeitos de possíveis angústias e conflitos internos que poderão ocorrer com o término da carreira profissional. O indivíduo que não se preocupa em planejá-la tende a se sentir inseguro, frustrado e com maior tendência a depressão”, explica Suara.

O que torna a segunda carreira muito interessante é poder realizar uma ocupação de que mais se gosta, portanto, pode ser o momento de concretizar algum hobby ou outro afazer que gostaria de ter desenvolvido antes, mas por razões de trabalho, não conseguiu. E se tiver a sorte de não precisar trabalhar apenas por dinheiro, então é a glória.

VEJA A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA AJUDÁ-LO A SE PLANEJAR:

Identificar as paixões que movem sua vida, aquilo que gosta de fazer nas horas vagas ou hobbies. Pense bem e escolha um para se tornar permanente.

Manter a saúde em dia para conseguir explorar todas as possibilidades dessa nova carreira.

Aproveitar a vida intensamente! E lembre-se: entusiasmar-se com as novidades é ótimo, mas sem estresse.

Que tal realizar projetos no qual sua experiência profissional sirva para entusiasmar outras pessoas? Ensine o que sabe!

Para finalizar, a psicóloga Suara Bastos deixa uma mensagem aos leitores da revista Ponto de Encontro:

“O futuro é construído com nossas ações no presente, portanto, manter hábitos saudáveis, buscar novos objetivos, cuidar da saúde física, socioafetiva e emocional, são atitudes fundamentais para a qualidade de vida nessa fase.”

Nenhum comentário: