sábado, fevereiro 04, 2012

Lembranças do Verão



LEMBRANÇAS DO VERÃO
Por Adriana Rosa

A exposição ao Sol acarreta diversos problemas, mas um deles, notado mais especificamente no inverno, é o surgimento de manchas na pele. O que fazer para evitá-las ou eliminá-las?

A combinação Sol forte e céu azul aumenta a vontade de estarmos na praia ou na piscina nos refrescando e bronzeando a pele, certo? Mas o que era só alegria se transforma em transtorno quando o inverno chega e percebemos que o que sobrou do verão foram boas lembranças e uma pele com melanoses (manchas solares).

Apesar de ser mais comum o surgimento em pessoas de peles claras, nenhum fototipo está livre disso, por isso, o melhor a fazer é tomar todas as precauções para que elas não apareçam. Mas como isso é possível?

PELE BONITA E SAUDÁVEL

Sabemos que a melanose é um problema que ninguém quer ter, porém, vale lembrar que os raios solares são causadores de um mal muito maior: o câncer de pele. Infelizmente, os dados coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do Sol.

Por mais que se saiba que o filtro solar é indispensável, muitos ainda não possuem o hábito de usar ou, a grande maioria, passa somente uma vez, esquecendo-se de aplicá-lo a cada três horas. Vale lembrar que o ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja no mínimo 15; e um boné ou chapéu para proteger o rosto é muito bem-vindo!

A exposição elevada ao Sol causa um efeito crônico e cumulativo da radiação UV e é isso que faz com que as manchas apareçam. Os lugares mais suscetíveis ao surgimento delas são as mãos e o rosto, já que são as partes do corpo que ficam mais expostas aos raios solares.

E a proteção da pele vai além dos dias ensolarados em que você decide refrescar-se na praia ou na piscina. Segundo a dermatologista Dra. Adriana Vilarinho, o cuidado dever ser diário: “Devemos usar o protetor solar sempre, pois diariamente temos ação dos raios UVA, UVB e UVC. E o uso deve ser feito também por quem trabalha em ambientes fechados”, alerta a especialista.

A Dra. Adriana Vilarinho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, acrescenta que, para evitar as manchas, é preciso, além do protetor, prestar atenção no menu diário: “Uma boa hidratação é fundamental para a manutenção de uma pele saudável”, alerta a doutora.

LIVRE-SE DAS MANCHAS

Se você não tomou os devidos cuidados e chegou no inverno com as manchas adquiridas no verão, saiba que existem diversos tratamentos para suavizar e, em muitos casos, até eliminá-las do seu rosto.

A Dra. Adriana nos conta o que é o ideal para deixar ainda melhor: “Devemos inicialmente preparar a pele com cremes clareadores e peelings, e depois podemos fazer tratamentos com laser que têm excelente efeito clareador”, diz.

Com o avanço da tecnologia, as opções são muitas: “A cada dia, é lançada no mercado uma variedade muito grande de tratamentos que prometem uma pele bonita e saudável. Cabe ao dermatologista avaliar qual produto é adequado para determinado tipo de pele, orientando os inúmeros tratamentos existentes no mercado, como, por exemplo, peelings, lasers, cirurgias, entre outros”, conta Dra. Luciana.

Então, o mais importante é você procurar um profissional e deixar a sua pele saudável em todas as estações do ano!

O QUE FAZER?

ALGUMAS PESSOAS TÊM ALERGIA AO PROTETOR SOLAR


Cada protetor solar é composto por diversas substâncias, podendo variar de um produto para o outro. O componente chamado PABA, por exemplo, contido em alguns protetores solares, pode causar alergia ao indivíduo de pele mais sensível. Também é recomendável o uso de óculos escuros, chapéus, roupas com proteção UV (raios ultravioletas), além de filtros solares físicos que contêm dióxido de titânio ou óxido de zinco. Atualmente, há produtos específicos para as pessoas alérgicas.

Fonte: Profashional Editora Ltda

Nenhum comentário: