sábado, fevereiro 25, 2012

Cuidados ao se barbear

CUIDADOS AO SE BARBEAR
Mirella Stivani

Confira algumas dicas para deixar a pele menos irritada e com aspecto saudável

Fazer a barba é uma rotina que acompanha os homens desde a puberdade. A não ser por aqueles que optam por um visual barbudo, é impossível fugir da lâmina ou dos aparelhos específicos para a retirada dos pelos do rosto. O atrito constante da lâmina, quando não usada corretamente, pode agredir a pele, causando incômodo e deixando-a marcada. Em alguns casos, pode até surgir a foliculite, que é a infecção dos folículos pilosos causada por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação.

Alguns homens precisam se barbear mais de uma vez por dia e, nestes casos, as irritações podem ser ainda maiores. “O ato de barbear deixa a pele mais suscetível, podendo deixa-la mais exposta, sensível, além de facilitar a indesejável foliculite”, diz a esteticista Caroline Ueno.

Para amenizar esses efeitos, a dermatologista Danielle Nascimento recomenda o uso de produtos suaves, compostos por substâncias com propriedades calmantes e hidratantes. “Lembrando que no inverso a pele fica mais sensível e propensa à irritação. Quanto mais suave for o produto usado no barbear, menos complicações o homem terá em sua rotina”, alerta.

BARBEADORES ELÉTRICOS

Esses aparelhos são ideais para quem tem pressa em deixar o rosto liso, bao deixam cortes e lesões em peles que apresentam foliculite.

LASER

Quem deseja um método mais duradouro para a eliminação da barba pode optar pelo laser, que diminui a quantidade e espessura dos pelos. As sessões são feitas uma vez por mês. O processo é um ouço dolorido, mas isso varia conforme a sensibilidade de cada um.

DICAS:

Primeiramente, use um esfoliante próprio para pele masculina. O processo ajuda a eliminar as células mortas e deixa a pele mais bonita.


Para fazer a barba, recomenda-se usar creme de barbear, pois a lâmina nunca deve entrar em contato com a pele. A função dele é amaciar o pelo, alguns produtos, por exemplo, ainda têm efeito hidratante para a pele.


Para evitar as irritações, a dica é nunca passar a lâmina em uma espinha, machucado ou inflamação. As lâminas devem ser novas, pois desta maneira cortam melhor os pelos e provocam menos ferimentos na pele.


Procure fazer a barba logo após o banho ou mesmo embaixo do chuveiro. Regule a temperatura da água para morna, o que ajuda a dilatar os poros e amolecer os fios. Água quente causa ressecamento e a fria dificulta o deslizar da lâmina.


Ao movimentar a lâmina, acompanhe o sentido em que os pelos crescem. Ao finalizar o processo, enxágue o rosto com água abundante e seque-o levemente com a toalha, sem esfregá-la.
Fonte: www.profashional.com

Nenhum comentário: