sábado, março 03, 2012

A importância de ser você mesmo

A importância de ser você mesmo
(Extraído do Livro Cipreste no Jardim do Osho.)

Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se repentinamente inferior.

Ele então disse ao Mestre:

- Pôr que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Pôr que estou me sentindo assustado agora?

O Mestre falou:

- Espere. Quando todos tiverem partido, eu responderei.

Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o samurai perguntou novamente:

- Agora você pode me responder pôr que me sinto inferior?

O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:

- Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior:

- Pôr que me sinto inferior diante de você? Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.

O samurai então argumentou:

E o Mestre replicou:

Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer outro, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.

Simplesmente olhe à sua volta.Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único.Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença.
Tudo é expressão igual de vida!

4 comentários:

Daniele Larri disse...

Oi amiga blogueira!
Passei para conhecer o seu blog e te seguir!
Também faço parte da parceria ¨Blogueiras Unidas¨ (meu número é 1743).
Espero sua visita!
http://danilarrifotografia.blogspot.com
bjs Daniele


* Que tal desativar a caixinha de verificação de texto? No meu blog tem um PAP de como fazer isso!

BIA DOUTO disse...

oiii!!!tudo bem com voce???gostei muito do seu blog!!e lindo!!!eu tambem faço parte das blogueiras unidas n°1572 e ja estou
te seguindo(a minha foto de seguidor e a de um schnauzer sentado na grama)!!!segue tambem???

bjão*-*

http://gaarota-independente.blogspot.com

te esperando por la!!!

marcia disse...

Tonia amada de Deus,
obrigada pela sua visita, aguarde, logo receberá seu numero do BU,
fique com Deus,
Marcia

marcia disse...

Tonia querida,
cheguei aqui, gostaria de pedir para seguir o blog http://www.artesanatosdasiglea.blogspot.com, e bem vinda a Parceria BLOGUEIRAS UNIDAS, após seguir me avisa e faremos sua carteirinha com a Paulinha, Deus te abençoe.