segunda-feira, março 26, 2012

Irresistível...Será?


IRRESISTÍVEL. SERÁ?
Mirella Stivani
Fonte: www.profashional.com

Conheça os mitos e as verdades sobre o chocolate

Difícil resistir ao chocolate. Seja nos dias quentes ou frios, em forma de barra, doces ou bebidas, esse alimento tem o poder de transformar qualquer sobremesa ou lanche (mesmo fora de hora) em saboroso momento.

Mas existem algumas controvérsias em relação ao chocolate. Se por um lado já foi considerado o vilão de todas as dietas e causador de espinhas, por outro, pesquisas comprovam benefícios para a saúde.


CHOCOLATE FAZ BEM À SAUDE
VERDADE
O chocolate é rico em polifenóis e flavonóis, ingredientes que auxiliam que auxiliam no tratamento de inflamações e principalmente das doenças cardiovasculares. “As sementes de cacau possuem em torno de 60% de flavonóides na forma catequinas, epicatequinas e prociandinas, que agem como patentes antioxidantes (proteção contra radicais livres) e promovem um fluxo sanguíneo adequado, causando uma redução na pressão sanguínea, o que tende a diminuir a agregação plaquetária, evitando infartos e acidente vascular cerebral, além de diminuir a oxidação da molécula de LDL – colesterol (colesterol ruim)”, explica a nutricionista Adriana Fanaro.

“Também é rico em tripotofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotina no cérebro, responsável por proporcionar aquela sensação de bem-estar, bom humor e relaxamento. Teobromina é outra substância contida no chocolate, muito parecida com a cafeína, que estimula o sistema neuromuscular, que beneficia o sistema nervoso”, completa Roberta Silva, nutricionista do site Cyber Diet.

SE O CHOCOLATE TRAZ BENEFÍCIOS, ENTÃO, PODE-SE COMÊ-LO À VONTADE
NÃO

Moderação é a palavra-chave. “O excesso favorece o aumento de peso. Consumir em grandes quantidades também pode causar insônia e nervosismo, devido à associação de cafeína e teobromina, substâncias estimulantes”, lembra a nutricionista Roberta. Para quem não consegue deixar o chocolatinho de lado, o ideal é consumir no máximo 50 gramas/dia.

CHOCOLATE PROVOCA O APARECIMENTO DE ESPINHAS
MITO

Não há estudos científicos que comprovem a relação do chocolate com a acne. “As principais causas para o aparecimento de espinhas são: hereditariedade, problemas hormonais, provocados principalmente por ovários policísticos, medicamentos que alteram a quantidade ou tipo de gordura na pele e o uso de cosméticos gordurosos”, explica Roberta.

CHOCOLATE PIORA A ENXAQUECA
DEPENDE

Muitas pessoas acreditam que o chocolate pode ser responsável pelo desencadeamento de crises de enxaqueca. A verdade é que o alimento pode ou não ser culpado. “Sabe-se que somente 25% dos portadores de problema apresentam crises relacionadas a alimentos. Jejum, estresse e ansiedade são gatilhos bem mais comuns. O chocolate contém um aminoácido chamado feniletilamina e também contém cafeína. Ambas as substâncias podem estar implicadas no desencadeamento da dor. Na enxaqueca, há uma fase antes da dor que pode durar até 24 horas, chamada de pódromo. Nela ocorre uma enorme vontade de comer doce. Portanto, a ingestão do chocolate coincide com o desencadeamento posterior da enxaqueca, gerando uma associação equivocada. Para que seja mensurada a influência do chocolate na dor de cabeça, deve-se fazer um registro diário, anotando sempre que houver dor de cabeça e todos os fatos relevantes do dia para que depois, juntamente com o neurologista, se faça um diagnóstico e tratamento correto de cada caso”, ensina Henrique Carneiro, neurologista e membro da Sociedade Brasileira de Cefaléia.

CHOCOLATE DIET ENGORDA
VERDADE

“Apesar de não ter açúcar em sua composição, possui mais gordura, sendo mais calórico e prejudicial para quem quer emagrecer. Por isso é indicado somente para pessoas que realmente precisem diminuir ou excluir o açúcar, como as pessoas que possuem diabetes”, alerta Roberta.

CHOCOLATE É BOM PARA ALIVIAR OS SINTOMAS DA TPM
DEPENDE

“A serotonina e o magnésio podem estar reduzidos no organismo nesse período, devido a alterações hormonais, e o chocolate pode suprir essa deficiência, por isso sente-se mais vontade de comê-lo nessa época”, finaliza Roberta.

2 comentários:

lucy boop disse...

Olá gostei muito do seu blog, gosto muito dos assuntos sobre alimentação, já estou te seguindo para não perder as novidades, e obrigada pela visita ao meu cantinho.

Bjs e até mais

lucy boop disse...

Oi Tonia, não sei por que não deu certo da outra vez, mas agora realmente já estou te seguindo eu conferi e minha foto já apareceu lá.
Bjs
Até mais