quinta-feira, abril 19, 2012

Brincando com o Raciocínio

Brincando com o Raciocínio
Autora: Mirella Stivani
Fonte: www.profashional.com

Os jogos de tabuleiro, além de divertidos, são um excelente exercício para a mente.

A tecnologia proporcionou a criação de jogos cada vez mais modernos e com vários efeitos especiais. Mas os antigos e sempre atuais jogos de tabuleiro continuam sendo uma ótima opção para reunir a família e os amigos com bônus extra: além de econômicos e fáceis de montar, estimulam o raciocínio.

“Os jogos de tabuleiro ajudam o desenvolvimento de habilidades básicas que contribuem para a organização do pensamento e de ações utilizadas nas mais diferentes situações da vida”, explica Silvânia Lúca Chaves Assis, coordenadora pedagógica da Ed. Infantil e Fundamental I do Colégio Pitágoras Cidade Jardim.

“Vale ressaltar que esse tipo de jogo permite e instiga o participante a desenvolver as suas habilidades e competências intelectuais. Isso acontece a partir da interação dos jogadores, o que intensifica as relações interpessoais”, lembra a psicopedagoga Amanda Castanheira.

TIPOS DE JOGOS

Os jogos de tabuleiro, além de estimular a capacidade de raciocínio e o desenvolvimento da inteligência, unem diferentes gerações. Existem várias opções para todas as idades. “Algumas como jogo da Velha, Dama, Hora do Rush, Xadrez, Banco Imobiliário, Can Can, Máster, Quebra-cabeça, entre outros, são muito boas”, indica Silvânia.

Já para Amanda, “existe uma variedade de jogos no mercado de brinquedos, mas é possível destacar os mais apropriados para o desenvolvimento do raciocínio, como jogos de percurso ou trilha, jogos de damas e xadrez”.

TECNOLOGIA X TRADIÇÃO

Para as crianças que nasceram em plena era da tecnologia, os jogos de tabuleiro podem parecer pouco atrativos. Mas o importante é que alguém apresente a elas todas as possibilidades desse tipo de brincadeira. “Penso que os pequenos gostam das brincadeiras que são apresentadas a eles. Poucas famílias investem em tempo para escolher e apresentar às crianças jogos de tabuleiro. É preciso introduzir a experiência, colocar em prática e curtir.”

“Pais e educadores precisam estimular as crianças a resgatarem essas brincadeiras. É preciso conscientizá-las por meio da prática do brincar que os jogos de tabuleiro são divertidos e interativos e que além de estimular o raciocínio lógico, também criam laços muito significativos que superam qualquer conhecimento”, completa Amanda.

Portanto, além de serem indicados para estimular o raciocínio, a concentração, a imaginação e a criatividade, os jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de entreter e aproximar as pessoas. Vamos jogar?

Nenhum comentário: