Controle a ansiedade e trabalhe melhor
Desenvolver alguns hábitos para controlar a ansiedade é
essencial para trabalhar com mais tranqüilidade
Por Carolina Werneck
Fonte: www.dicasdemulher.com.br
A ansiedade é o mal do século. A
chamada geração Y e sua sucessora, a geração Z, está em contato com as mais
avançadas tecnologias e é fruto de uma sociedade que se acostumou a ver as
informações correndo em velocidade extremamente acelerada. Daí a dificuldade
que os integrantes dessas gerações sentem em manter o equilíbrio emocional em
meio às atividades diárias.
A internet e as exigências
profissionais cada vez mais amplas acabaram criando uma leva de seres humanos
capazes de lidar com sistemas complexos e diferentes idiomas com habilidade
ímpar, mas que se sentem inseguros ao tratar dos próprios sentimentos e reações
emocionais. Esses fatores levam à dependência compulsiva e crescente de
psicotrópicos, inibidores neurológicos e todo tipo de medicamento capaz de trazer
algum alívio a esses estados de alteração emocional.
Mas, se o problema é exatamente o
método de trabalho atual, que exige muitas horas de dedicação e esforço
pessoal, é possível controlar a ansiedade no ambiente de trabalho?
A resposta é sim. Desenvolvendo
alguns hábitos, os efeitos da ansiedade na sua vida profissional podem ser
minimizados ou mesmo anulados.
Haja com segurança
A insegurança é uma causa comum
da ansiedade. Se você não se sente segura para desempenhar a função de que é
encarregada, procure estudar e se preparar melhor para ela. Pergunte, peça
ajuda, não tenha vergonha por não saber tudo e, principalmente, entenda que os
erros e falhas são importantes para o crescimento profissional. Se você se
considera apta para as atividades que desenvolve, esforce-se para lembrar disso
quando a ansiedade quiser aparecer.
Saiba lidar com as críticas
No ambiente de trabalho, é normal
ouvir críticas. Os principais responsáveis por esse tipo de comentário são os
chefes, que acabam levando fama de chatos e intransigentes. Esse estereótipo
nem sempre é verdadeiro. Aprenda a ouvir o que seus colegas têm a dizer sobre o
seu trabalho, principalmente seu chefe. Avalie o que ouviu com tranquilidade e
honestidade; ao final, aplique ao seu trabalho apenas o que considerar válido,
mas não fique remoendo o que foi dito.
Diga não
Assumir tarefas em excesso apenas
para agradar a outras pessoas, consciente de que não vai conseguir cumpri-las,
é uma maneira eficiente de gerar ansiedade desnecessária. Nos momentos de ócio,
não custa nada dar uma mãozinha aos seus colegas de trabalho ou tomar a frente
de algumas atividades extras.
No entanto, use o bom senso: se
você já tem tarefas programadas e acha que pode se sobrecarregar, dizer não é a
atitude mais honesta e correta a tomar.
Não exija demais de si mesma
Algumas empresas têm por hábito
pressionar seus funcionários, exigindo deles o cumprimento de tarefas numerosas
em um curto espaço de tempo. Se esse é o caso do seu trabalho, não seja
perfeccionista demais. Desenvolva as atividades que precisa desenvolver da
melhor maneira possível, no tempo que lhe é fornecido, mas não queira que elas
saiam perfeitas. Aqui, tenha como lema o velho ditado: a pressa é mesmo inimiga
da perfeição.
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