segunda-feira, junho 20, 2016

Os benefícios da canela

Os benefícios da canela
Descubra o que uma das especiarias mais antigas do mundo pode oferecer para a sua saúde
Por Deborah Busko

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. A casca dessa árvore aromática nativa do Sri Lanka era usada como moeda de troca entre o Oriente e a Europa na época das grandes navegações, nos séculos 15 e 16. Hoje, pode-se dizer que canela ainda vale como ouro por ser útil na cozinha e ainda render saúde.

Muito se fala da utilidade do tempero no preparo de comidas, bebidas e até como afrodisíaco, mas estudos também apontam os possíveis benefícios da canela no combate à pressão alta, diabetes, herpes, acne, reumatismo, perda de memória, infecções urinárias e até alguns tipos de câncer.

Entre as propriedades da canela, destaca-se sua poderosa ação antioxidante que contribui na cura de diversas doenças.

Essa propriedade curativa vem dos componentes ativos nos óleos essenciais extraídos da casca da árvore, que também servem para relaxar músculos tensos, aliviar a dor nas juntas cansadas, a cólica menstrual, além de impedir o crescimento de bactérias e fungos como o Candida albicans, responsável pela candidíase.

A canela é considerada um ótimo anticoagulante. Isso proque um composto encontrado na canela chamado como cinamaldeído age sobre as plaquetas do sangue, que são componentes do sangue que se agrupam em situações de emergência (cortes, lesões) e fazem a região afetada parar de sangrar.

Sob circunstâncias normais, o consumo de menos da metade de uma colher (chá) de canela por dia ajuda a normalizar o nível de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes tipo 2. O hábito de mexer o chá com um pau de canela também ajuda.

Outros usos medicinais da canela são estimular a digestão, aliviar as flatulências. Além disso, a especiaria contém os compostos anti-inflamatórios que podem apresentar resultados significativos no alívio da dor causada pela artrite. Mas para isso, é preciso consumir uma porção de pó da canela combinada com uma colher de sopa de mel pela manhã antes da primeira refeição do dia.

Sabe aquela receitinha quem vem dos tempos da vovó de chá de canela para curar a gripe? Pois ela funciona muito bem. A canela é capaz de neutralizar vários tipos de vírus e infecções. Portanto, quando sentir que uma gripe ou resfriado se aproxima, tome um chá de canela com gengibre fresco, é tiro e queda.

O aroma quente e apimentado da canela desperta o apetite, estimula os sentidos, reduz a sonolência, a irritabilidade e a frequência das dores de cabeça. As velas e os aromatizantes de ambientes com canela são recomendados por melhorar o processamento cérebro, estimular a atenção, a memória e a agilidade.
Agora que você já sabe tudo o que a canela pode oferecer para a sua saúde, é só adicioná-la em sua dieta, seja no chá, no café, misturada aos cereais, vitaminas e frutas, em especial a banana.

Nenhum comentário: