quarta-feira, junho 29, 2016

Os benefícios do açaí

Os benefícios do açaí
Conheça bons motivos para incluir o açaí no seu cardápio de verão
Por Alessandra Busko

Com a chegada do verão, cresce a venda de tigelas de açaí no litoral e também na cidade. A fruta típica da Região Norte do Brasil de coloração escura e um sabor naturalmente amargo é bastante procurada por quem pratica exercícios físicos, mas tem conquistado cada vez mais apreciadores que buscam uma alimentação saudável. Motivos não faltam para incluir o açaí no cardápio de verão, já que ele oferece vários benefícios e além de tudo, é delicioso.

Consumido de forma concentrada ou in natura, o açaí contém os principais nutrientes que o corpo necessita e uma grande quantidade de vitaminas e antioxidantes que atuam diretamente na prevenção de doenças e na eliminação dos radicais livres do organismo, os responsáveis pelo envelhecimento.

E a lista de propriedades do açaí não para por aí. Ele também é rico em proteínas, gordura vegetal, possui fibras que ajudam no funcionamento do intestino, é uma excelente fonte de minerais como o ferro, fósforo, cálcio e potássio, que são importantes no combate à anemia e participam da formação dos ossos e dentes.

O açaí ainda possui índice elevado de vitaminas B1, C e E, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso e ajudam a estimular o apetite. Vale destacar que o açaí é um excelente repositor energético e possui alto teor de antocianinas, antioxidantes que garantem melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura.

Os benefícios do açaí são melhor aproveitados quando a fruta é consumida pura do que em polpa, utilizada no preparo do açaí na tigela. No entanto, as versões do açaí concentrado, em forma de geléia ou suco também podem ser consumidas sem problemas.

Apesar de bastante nutritiva, a fruta é bem calórica: cada 100g de açaí equivale a 247 calorias. Por isso o açaí é indicado para pessoas que praticam exercícios físicos e possuem uma alimentação mais equilibrada. Se a intenção é consumir a fruta na dieta, faça isso de forma moderada e escolha o açaí sem acompanhamento de frutas e cereais ou opte pela versão em suco.

Aposte no açaí para combater doenças
Câncer
O ácido oleico é uma tipo de gordura essencial encontrada no açaí. Consumir a fruta ajuda a proteger contra o câncer de três maneiras: bloqueando os genes causadores da doença, atrasando o desenvolvimento de tumores no organismo e fazendo as células se autodestruírem.
  
Colesterol
O consumo do açaí é benéfico para deixar o colesterol na medida certa. A fruta ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e regular o bom (HDL), prevenindo as plaquetas e coágulos sem colocar a saúde do seu coração em risco.

Alzheimer
O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que causa perda de memória, agressividade, dificuldades de fala e locomoção na terceira idade. O açaí é a fruta certa para a proteção contra essa doença, pois possui ingredientes que deixam o cérebro alerta por mais tempo para evitar que os danos do Alzheimer evoluam.

Nenhum comentário: