quarta-feira, maio 25, 2016

Benefícios do Amendoim


Benefícios do amendoim
Se consumido em uma dieta balanceada, o amendoim pode fazer muito bem para a saúde e até ajudar a emagrecer.
Por Deborah Busko
  
Mais do que um bom petisco para ser apreciado na mesa do bar, o amendoim pode fazer muito bem e ainda dar uma ajuda extra na malhação. São vários os motivos para manter o grão no cardápio, mas é preciso evitar os exageros, já que cada 100g de amendoim tem quase 600 calorias. Se for consumido em uma dieta bem balanceada e quantidades controladas, o amendoim se torna um grande aliado da boa saúde.

A composição do amendoim é rica em gorduras insaturadas, proteína vegetal, fibras, minerais, vitaminas e polifenóis, antioxidantes ajudar a limpar os radicais livres do organismo. Na prática, essas propriedades nutritivas servem para combater o envelhecimento das células e dão mais energia e disposição na hora de praticar exercícios. De quebra, também diminuem o risco de lesões e de fadiga muscular..

Ingerir cerca de 40 gramas de amendoim por dia ajuda no emagrecimento. Pode parecer estranho já que o alimento é bastante calórico, mas a explicação está nas gorduras insaturadas e vitamina E, nutrientes fundamentais para o controle do apetite.

A grande quantidade de fibras presente no amendoim dá sensação de saciedade e com isso, a fome demora a aparecer de novo. Por isso, o amendoim é uma ótima opção para os lanches entre as refeições.

Além de consumir o amendoim como aperitivo, outras formas de acrescentá-lo à alimentação é apostando no óleo de amendoim para temperar saladas e usá-lo no preparo de molhos ou outros pratos. Mas atenção: certifique-se de que você não tem alergia ao alimento antes de comer.

A alergia ao amendoim está entre as alergias alimentares mais comuns. Ao consumir o alimento tanto da forma natural como em produtos derivados, o amendoim pode causar reações que vão de graves a fatais.

Na maioria das vezes, a reação alérgica surge em forma de alterações na pele, inchaço. Em casos mais severos, há risco de choque anafilático, que leva o indivíduo a ter falta de ar e pode até matar.

Neste caso, a solução é substituir o amendoim por outros alimentos oleaginosos, como nozes, castanha-do-pará ou amêndoas. Eles possuem características semelhantes e também são muito saborosos.

Nenhum comentário: