quarta-feira, maio 18, 2016

Dicas para se alimentar bem

3 opções de café da manhã rápidas e saudáveis
Dicas para se alimentar bem de manhã, sem perder tempo

Especialistas afirmam que compor o café da manhã com alimentos apropriados e uma combinação balanceada também pode aumentar a produtividade ao longo do dia, melhorando a concentração e a atenção às tarefas diárias. Já diziam nossas avós: o café da manhã é a refeição mais importante do dia. E o diziam com a propriedade adquirida nos anos de observação – uma pessoa que se alimenta bem pela manhã passa o restante do dia mais disposta, com energia para encarar as diversas atividades a que será submetida.

Durante a noite, enquanto dorme, o ser humano queima em torno de 440 calorias, considerando um período de sono de oito horas. Por isso é importante começar o dia alimentando-se adequadamente, de modo a repor as calorias perdidas durante a noite. Pesquisas apontam que pular essa refeição pode ocasionar uma diminuição dos níveis de ferro no organismo em até duas vezes. O ideal é que o café da manhã contenha uma fonte de carboidratos e uma de proteína magra, além de frutas.

Mas, com a correria que enfrentamos todos os dias, fica complicado organizar um café da manhã balanceado e adequado às diversas funções do corpo.

Por isso listamos algumas ideias de alimentos de preparo rápido, para caprichar no café da manhã sem perder tempo.

1 – Cereal
Há diversas opções para o consumo de cereais no café da manhã. Primeiro você pode optar pelo cereal integral, que é o grão que não foi processado, descascado ou refinado antes de ser consumido. Também há os cereais em caixinha, que podem ser consumidos com iogurte, frutas ou leite. Os cereais são alimentos ricos em fibra, que é fundamental na redução do colesterol ruim e aumento do bom, além da redução dos triglicerídeos e da hiperglicemia. A vantagem é que o preparo não leva mais que alguns minutos, o que o torna prático, além de nutritivo.

2 – Vitaminas de frutas
De acordo com a nutricionista Célia Regina Macoris Lopes, “a combinação entre frutas, verduras e legumes, em forma de suco, potencializa os efeitos benéficos à saúde, pois conseguimos oferecer uma preparação rica em vitaminas, minerais e fibras”. Basta bater uma ou mais frutas de sua preferência no liquidificador, acrescentando leite ou um iogurte, que são fontes de proteínas – e açúcar a gosto. Uma opção rápida e muito saudável.

3 – Iogurte
Os iogurtes são importantes fontes de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do complexo B. Para quem não tem tempo a perder de manhã, optar pelo iogurte é uma maneira de manter os níveis destes componentes. Basta abrir a porta da geladeira e pegar um, dá para tomar até no caminho para o trabalho.

Outras opções práticas são a salada de frutas, torradas e mingaus. Uma boa dica para acelerar o café da manhã é deixar os ingredientes preparados na noite anterior. Se você realmente tem uma vida corrida e, por isso, acaba negligenciando o café da manhã, experimente acordar dez minutos mais cedo para dar atenção especial a essa refeição.

Por Carolina Werneck




Nenhum comentário: