terça-feira, maio 03, 2016

Leite integral, semi desnatado ou desnatado?

Leite integral, semi desnatado ou desnatado?
Enquanto o leite integral fornece mais energia, o desnatado possui menor quantidade de gordura.
Carolina Werneck

Tomar leite todos os dias é fundamental para manter os ossos saudáveis, uma vez que esta é a melhor fonte de cálcio de que dispomos. Um adulto que não consuma nenhum outro alimento contendo este mineral consegue manter seus níveis regulados tomando apenas três copos de leite ao dia, até os 50 anos de idade. Após os 50 anos, esse consumo deve ser aumentado para uma média de cinco a seis copos todos os dias.

O leite é um alimento completo e necessário, mas qual a diferença entre o leite integral e o leite desnatado?

Leite integral
O leite integral contém maior índice de gordura mantendo de maneira integral, como o próprio nome sugere. Toda a gordura presente no leite antes que este seja industrializado. A porcentagem de gordura presente neste tipo é de no mínimo 3% de sua composição. O leite integral é mais indicado para as crianças acima de dois anos de idade uma vez que, nesta fase, a demanda de energia é bastante alta.

Adolescentes e pré-adolescentes que estejam passando pela puberdade devem continuar consumindo leite em quantidades significativas, porque seu organismo também necessita energia para que seu desenvolvimento não seja prejudicado.

É importante ressaltar, entretanto, que crianças e adolescentes que se encontrem acima do peso devem evitar o leite integral. Isso porque a grande quantidade de gordura nele contida pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, além de dificultar a perda de peso.

Leite desnatado
Quem sofre de doenças do sistema cardiovascular ou está em dieta alimentar para perder peso deve dar preferência ao leite desnatado. Ele não contém as vitaminas A e D presentes no leite integral, mas, em compensação, possui índices de gordura muito baixos.

O leite desnatado mantém as mesmas quantidades de proteínas, cálcio, fósforo, potássio e demais nutrientes do leite integral, de modo que pode substituí-lo sem que a saúde seja prejudicada. O que o torna menos “energético” é, de fato, a gordura. Este tipo de leite, tal como o integral, pode ser usado também na culinária.

Leite semi desnatado
O leite semi desnatado, tal como o desnatado, é processado no sentido de que seja retirada uma parte da gordura contida no leite integral. É um intermediário entre os outros dois tipos, com níveis de gordura entre 06% e 2,9%. Tal como os demais, este também mantém os mesmos minerais.

Para que as pessoas que sofrem de intolerância à lactose ou outras alergias relacionadas ao leite de vaca não necessitem cortar o consumo deste alimento, há atualmente no mercado uma ampla variedade de leites. O que vale é não negligenciar o consumo desse alimento.

Nenhum comentário: