quinta-feira, maio 05, 2016

Benefícios do consumo do coco

Benefícios do consumo do coco
Além de ser um forte aliado na dieta, o coco possui inúmeras propriedades benéficas à saúde
Por Fernanda Boito

O coco, fruto do coqueiro, é uma das poucas frutas das quais todas as partes água, polpa e casca, podem ser aproveitadas. É um fruto rico em proteínas, vitaminas, gorduras, carboidratos e sais minerais e que traz uma série de benefícios à saúde, além de agregar sabor a uma grande variedade de pratos da culinária brasileira e internacional. Veja a seguir quais são os benefícios do consumo do coco.

A água de coco
A água retirada do fruto ainda verde, além de ser saborosa, é rica em vitaminas e minerais, logo, é um poderoso hidratante para o organismo. Conforme matéria publicada pela jornalista Eliana Contreras, da revista Boa Forma, isso acontece “porque a água de coco tem uma composição próxima ao do plasma sanguíneo, sendo levada facilmente para dentro das células”, explica a nutricionista Erika Almeida, da Ação Nutri Consultoria, em São Paulo.

Além disso, a água de coco age como água, é também indicada nos casos de diarréia, vômitos ou mesmo desidratação. Por também possuir ação antioxidante, a bebida ajuda a prevenir rugas, manchas e sinais do tempo, além de ajudar no crescimento infantil e no combate ao colesterol.

O óleo de coco
O óleo de coco é calórico, ele possui 126 calorias em uma colher de sopa, mas pode sim ajudar a emagrecer. Isso acontece pelo fato de ser um óleo vegetal que carrega principalmente gordura saturada. Esse tipo de gordura é conhecido por fazer mal à saúde, porém, no caso do óleo de coco, grande parte é de um tipo de gordura que, quando chega ao fígado, vira energia rapidamente e, por isso, não é acumulada na forma de gordura.

Além disso, a gordura do coco não deixa as células famintas, permitindo a entrada de insulina nas células, o que traz a sensação de saciedade e diminui a vontade de comer doces.

Outra vantagem desse óleo é o fato de ser termogênico, isto é, tem a propriedade de acelerar a queima das gorduras já existentes, além de possuir ação antiinflamatória e, assim como a água de coco, propriedades antioxidantes. Ademais, o óleo pode funcionar como um remédio no combate e prevenção de vermes.

Outra dica é utilizar o óleo de coco para hidratar a pele e os cabelos. Basta aplicá-lo, aguardar alguns minutos e enxaguar para perceber resultados.

A polpa
A polpa do fruto do coco maduro também é benéfica à saúde. Possui a capacidade de desintoxicação do sangue e ajuda a diminuir o colesterol ruim, é mineralizante e pode ser utilizada no tratamento de hemorróidas e alguns tipos de ferimentos por ser adstringente e cicatrizante.

A farinha
Outra maneira de consumir o coco é em forma de farinha, feita a partir da mistura da película marrom que faz parte da casca e da polpa. Rica em fibras, a farinha do coco ajuda na dieta por proporcionar a sensação de saciedade. Pode ser misturada no suco, nas saladas e nas frutas, além de ser uma ótima opção para os intolerantes ao glúten, por ser livre dessa substância.

Nenhum comentário: