Como lidar bem com seu chefe
Aprenda como manter a postura e ter uma boa convivência com
seu chefe
Por Deborah Busko
Fonte: www.dicasdemulher.com.br
As relações no ambiente de
trabalho nem sempre são muito amigáveis. E se lidar com os colegas de trabalho
já é tarefa difícil, imagine lidar bem com o chefe, ainda mais se ele não for
um poço de simpatia. Mesmo o chefe mais calmo do mundo pode ter seus dias de
péssimo humor e aí, haja habilidade.
O certo é que empregados e
patrões deveriam ter um bom relacionamento constantemente. Isso contribui para
o bom andamento do local de trabalho e principalmente, faz bem para ambas as
partes. Independente da personalidade do seu chefe se for grosso, exigente,
competitivo, rigoroso, intrometido ou de cara fechado, é preciso saber como
manter a boa convivência no seu ambiente profissional. Confira algumas dicas,
aprenda como manter a postura e como lidar bem com seu chefe.
Para se dar bem com o chefe
Ter um bom relacionamento com o
chefe não significa se transformar no “puxa-saco” do escritório, mas saber qual
a melhor forma de chegar até seu superior.
O funcionário que consegue
perceber quais os principais aspectos da personalidade do seu líder só tem a
ganhar, pois fica mais fácil saber como abordá-lo e isso evita conflitos
desnecessários.
Em alguns casos são os conflitos
por motivos desnecessários que acabam gerando uma demissão, por isso que é
importante entendê-lo melhor.
Uma dica essencial para um bom
relacionamento entre patrão e empregado é saber manter a calma e, além disso,
ter respeito. Entenda que nem sempre as razões do chefe são as melhores, mas
mesmo assim você não deve desmerecer a autoridade dele.
Mesmo que você tenha razão,
qualquer sinal de desrespeito faz com que você a perca. Por isso é fundamental
fazer um esforço extra para compreender as razões dele e quando discordarem,
nunca leve a coisa para o lado pessoal.
Mas lembre-se que ter respeito
pelo chefe não é sinônimo de total submissão, você também tem direito a
respeito. O empregado deve saber dizer não quando necessário, fazendo isso
sempre com muito cuidado e expondo seus argumentos com clareza a fim de mostrar
para o chefe que tem bons motivos para a negativa.
Além de facilitar o trabalho no
dia-a-dia e evitar situações de estresse, lidar bem com seu chefe pode ser a
chave do crescimento profissional e que irá abrir caminhos para oportunidades e
promoções na carreira. Ser ótimo no que faz e ter uma excelente qualificação
podem não ser atribuições suficientes se o profissional não souber lidar com os
colegas de trabalho e principalmente, se não souber se relacionar com o seu
líder nas rotinas mais comuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário