segunda-feira, maio 16, 2016

Como lidar bem com seu chefe

Como lidar bem com seu chefe
Aprenda como manter a postura e ter uma boa convivência com seu chefe
Por Deborah Busko

As relações no ambiente de trabalho nem sempre são muito amigáveis. E se lidar com os colegas de trabalho já é tarefa difícil, imagine lidar bem com o chefe, ainda mais se ele não for um poço de simpatia. Mesmo o chefe mais calmo do mundo pode ter seus dias de péssimo humor e aí, haja habilidade.

O certo é que empregados e patrões deveriam ter um bom relacionamento constantemente. Isso contribui para o bom andamento do local de trabalho e principalmente, faz bem para ambas as partes. Independente da personalidade do seu chefe se for grosso, exigente, competitivo, rigoroso, intrometido ou de cara fechado, é preciso saber como manter a boa convivência no seu ambiente profissional. Confira algumas dicas, aprenda como manter a postura e como lidar bem com seu chefe.

Para se dar bem com o chefe
Ter um bom relacionamento com o chefe não significa se transformar no “puxa-saco” do escritório, mas saber qual a melhor forma de chegar até seu superior.

O funcionário que consegue perceber quais os principais aspectos da personalidade do seu líder só tem a ganhar, pois fica mais fácil saber como abordá-lo e isso evita conflitos desnecessários.

Em alguns casos são os conflitos por motivos desnecessários que acabam gerando uma demissão, por isso que é importante entendê-lo melhor.

Uma dica essencial para um bom relacionamento entre patrão e empregado é saber manter a calma e, além disso, ter respeito. Entenda que nem sempre as razões do chefe são as melhores, mas mesmo assim você não deve desmerecer a autoridade dele.

Mesmo que você tenha razão, qualquer sinal de desrespeito faz com que você a perca. Por isso é fundamental fazer um esforço extra para compreender as razões dele e quando discordarem, nunca leve a coisa para o lado pessoal.

Mas lembre-se que ter respeito pelo chefe não é sinônimo de total submissão, você também tem direito a respeito. O empregado deve saber dizer não quando necessário, fazendo isso sempre com muito cuidado e expondo seus argumentos com clareza a fim de mostrar para o chefe que tem bons motivos para a negativa.

Além de facilitar o trabalho no dia-a-dia e evitar situações de estresse, lidar bem com seu chefe pode ser a chave do crescimento profissional e que irá abrir caminhos para oportunidades e promoções na carreira. Ser ótimo no que faz e ter uma excelente qualificação podem não ser atribuições suficientes se o profissional não souber lidar com os colegas de trabalho e principalmente, se não souber se relacionar com o seu líder nas rotinas mais comuns.


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